Primeira mulher kalunga assume a presidência da Câmara de Vereadores de Cavalcante (GO)
- On:
- 0 comentário
A vereadora Eriene Kalunga (PSB) tornou-se a primeira mulher quilombola a assumir a Câmara de Vereadores do município de Cavalcante (GO), região nordeste de Goiás, na da Chapada dos Veadeiros.
A sessão aconteceu na última quinta-feira (08), e contou com a participação de vereadores e figuras importantes do município.
Com votos de todos os vereadores (09), Eriene assume a presidência e além de romper as barreiras do patriarcado, rompe também com as barreiras impostas pelo racismo.
“É com grande alegria que agradeço a todos que a mim confiaram este cargo! Espero conseguir fazer um excelente trabalho, de forma clara e honesta a fim de cumprir com responsabilidade os deveres a mim concedidos.
Enfatizo também a grande importância que é para mim está ocupação, trazendo marcos e vitórias para todas nós mulheres e povos quilombolas, quebrando barreiras e ocupando espaços de representatividade.
Como representante do povo, firmo o meu compromisso em continuar lutando pelas pautas que defendo e sempre buscar melhorias e avanços para o nosso município”, afirmou a vereadora em uma entrevista para a RKC.
O engajamento da vereadora na luta pela educação começou muito cedo. Eriene é professora e sempre defendeu políticas públicas e trabalhos sociais para essa área.
Outra pauta de seu mandato é a participação da mulher nos espaços de representatividade. Ela vem se fortalecendo para dar mais visibilidade e lugar para discutir as questões de gênero e debater formas de combater a violência contra a mulher, especialmente, vinculada à raça.
“Ter uma mulher quilombola sentada na cadeira da presidência na casa legislativa é ver a comunidade negra de nossa cidade ali representada.
As mulheres do nosso território merecem cada vez mais espaços, elas sempre protagonizaram cenários de muita visibilidade e resistência, e merecem todo reconhecimento”, relatou Higor Torres, diretor da RKC.
Essa é a legislatura com o maior número de vereadores negros, mas ainda temos poucas mulheres nesse espaço. Apenas 2 vereadoras compõem a casa legislativa de Cavalcante.
Com informações da Rede Kalunga de Comunicações (RKC)