Há dois anos: Frei monta clínica de hemodiálise com doações de fiéis, na cidade de Goiás
- On:
- 0 comentário
Texto publicado em junho de 2017, no G1
O frei Marcos Lacerda de Camargo mobiliza fiéis para doarem e ajudarem na construção de uma clínica de hemodiálise na cidade de Goiás, no noroeste goiano.
“Esse é um espaço que a São Pedro já possuía, então aproveitamos, e vai encaixar exatamente uma clínica com 30 leitos, com 35 de reserva.
“Vai beneficiar mais de 130 pessoas que hoje têm que fazer hemodiálise três vezes por semana e têm que viajar para longe. Dessas, nove fazem o procedimento em Iporá, 19 em Goianésia e os outros em Goiânia”, contou.
Moradores da cidade e de municípios próximos relatam os trajetos são longos e cansativos. A dona de casa Jaci Domingas da Silva Camargos é uma das pacientes que faz o tratamento na capital e conta que a viagem torna tudo mais difícil.
“É desgastante, porque além da hemodiálise ainda tem a viagem de ida e volta. Tem dias que a gente passa mal mesmo de não dar conta nem de vir embora, de precisar ir para a casa de algum amigo ou parente para ficar lá, porque não tem como voltar”, disse.
Ela destaca que a clínica vai representar uma facilidade para todos os moradores da região que precisam passar pelo procedimento. “Já é uma esperança melhor porque deixa de ter o desgaste da viagem. Fica somente a hemodiálise, que já não é fácil”, concluiu.
O radialista Rogério do Espírito Santo também precisa passar pelo procedimento e conta que não pode abrir mão. “Vamos três vezes por semana: segunda, quarta e sexta.
texto: G1