Câmpus de Arraias (TO) participa de evento internacional para observação de aves
- On:
- 0 comentário
O Global Big Day, como é conhecido, é o dia em que observadores de aves de todo o mundo se empenham para registrar o maior número possível de espécies, em 24 horas.
O Big Day ocorre duas vezes ao ano – em maio e outubro. O evento é organizado, desde 2015, pelo Laboratório de Ornitologia da Universidade de Cornell, nos Estados Unidos.
Na edição ocorrida no último dia 8 de outubro, o curso de Turismo Patrimonial e Socioambiental, do campus de Arraias, teve uma participação significativa no evento. Registrando espécies de aves na reserva da UFT e entorno, integrantes do curso conseguiram classificar o Campus entre os Hotspots TOP10 para observação de aves no Tocantins.
Desde o início deste ano, a observação de pássaros vem ganhando espaço no Campus por meio de diversas iniciativas, como o lançamento da Revista de Ecoturismo e práticas de ensino, pesquisa e extensão junto aos acadêmicos do curso de Turismo Patrimonial e Socioambiental e à comunidade.
“O resultado do Big Day é fruto de um empenho progressivo por parte dos envolvidos no processo. Parabenizo a todos e, em especial, a professora Simone Mamede, como incentivadora da equipe!”, destaca a coordenadora do Curso de Turismo Patrimonial e Socioambiental, Ana Cláudia Sampaio.
“Neste Global Big Day, estivemos pelos quatro cantos do Brasil e do mundo observando as aves, esses seres encantadores que nos ensinam o prazer de coexistir. O número de espécies observadas pelo nosso país só nos mostra o quanto ele é biodiverso e nos alerta sobre a necessidade da conservação dos nossos ambientes naturais. Que possamos, todos os dias, sermos agentes de conservação e de proteção às diversas formas de vida” (Simone Mamede, professora do curso de Turismo Patrimonial e Socioambiental).
“Dentro do Ecoturismo, temos a observação de aves como uma atividade que integra o homem ao meio ambiente, numa perspectiva de sustentabilidade, respeito e valorização da biodiversidade. Ter nossos alunos participando do Big Day foi importante para o reconhecimento da diversidade de aves do Tocantins e consolidação do Estado como um promissor roteiro para a observação de aves” (Alice de Fátima Amaral, professora do curso de Turismo Patrimonial e Socioambiental).
“Foi muito prazeroso participar do Global Big Day e ver meu irmão, de 11 anos, empolgado com os pássaros que íamos vendo, sabendo os nomes de alguns e observando os detalhes de cada espécie. Para mim, o evento representou a união para a aprendizagem coletiva” (Luiz Felipe Cunha, aluno do curso de Turismo Patrimonial e Socioambiental).
“Fiquei feliz em contribuir para que nosso Campus estivesse entre os ‘TOP 10’ para observação de aves durante o Big Day! Foi uma experiência inesquecível, só tenho a agradecer por poder fazer parte desta conquista” ( Willian Soares Cunha, aluno do curso de Turismo Patrimonial e Socioambiental).
“Foi uma experiência muito enriquecedora participar do Big Day! E saber que o Campus de Arraias ficou entre os Top 10 Hotspots com mais registros de aves foi uma felicidade sem tamanho!”
De Roze Graciela Ribeiro da Silva, aluna do curso de Turismo Patrimonial e Socioambiental.
Com informações da UFT