Municípios do nordeste goiano saem na frente e montam suas brigadas; Campos Belos e Monte Alegre ainda não pediram instrução
- On:
- 0 comentário
O período de estiagem em Goiás é bastante conhecido, não só em função do calor e da mudança da paisagem, mas também pela intensa intervenção do homem através das queimadas.
Preocupados com o impacto social e ambiental trazidos pelo fogo, dois municípios resolveram sair na frente, promovendo parcerias junto ao Corpo de Bombeiros Militar (4º PBM), em Campos Belos.
A corporação se estabeleceu em Campos Belos há pouco mais de um ano. Sobre parcerias com os municípios sobre a formação de brigadistas, o comando da unidade disse que está aberto à toda e qualquer parceria, quando procurado, no intuito de promover a segurança e prevenir incêndios e acidentes.
Compreende na sua área de atuação os municípios de Campos Belos, Monte Alegre de Goiás, Divinópolis e São Domingos.
Até o momento, somente os dois últimos firmou parceria com o pelotão.
Não há ainda confirmação sobre a contratação de brigadistas pelos municípios de Monte Alegre e Campos Belos, que já começaram a registrar focos de incêndio em sua área urbana.
Preocupados com as consequências trazidas pelo fogo, São Domingos deu início, logo no início do mês, formando diversos brigadistas que irão dar o primeiro atendimento em ocorrências envolvendo fogo em vegetação, tanto em terrenos baldios quanto na zona rural.
Já Divinópolis finalizou no último dia 21, com a instrução de equipe que também irá colaborar com o trabalho dos bombeiros militares.
A formação técnica está sendo realizada pelo terceiro-sargento França, especialista na área, e contará também com instruções básicas de primeiros socorros.
Geralmente, todo o treinamento é ministrado em dois dias e pode contar ainda com uma oficina de montagem de abafadores.