Vândalos depredam escola no Barreirão (GO), com até dejetos humanos sobre mesas; comunidade reclama de abandono
- On:
- 0 comentário
Vândalos depredaram um escola municipal da comunidade do Barreirão, distrito de Campos Belos (GO), nordeste do estado.
A escola Vereador Osvaldo, situada no povoado, conta uma moradora, há tempos vem sido esquecida pelas diversas gestões administrativas do município.
“Frequentemente indivíduos tem invadido a escola, cometem diversos vandalismos e nada tem sido feito. Nem ao menos um guarda, que já solicitado tantas vezes, a escola possui”, diz a denunciante.
A justificativa, diz ela, é sempre a mesma, a escola é pequena e a administração não tem condições de contratar uma pessoa para a função.
A cidadã conta também que os quadros de escrever estão quase sem condições de uso de tanto que já foram danificados por vândalos.
Os extintores praticamente não existem mais, pois também já foram retirados e sucateados.
“Chegamos ao ponto de encontrar fezes, inclusive sobre as mesas, sem contar com os desenhos indecentes nos banheiros, corredores e salas. Hoje, a cena se repetiu, porém, ainda pior. Os alunos tiveram que ser dispensados pois entraram novamente e além das atitudes rotineiras de deterioração do patrimônio escolar, foi jogada uma substância sabe se lá do que, dentro da caixa de água”.
Uma mãe conta que todos, alunos e profissionais da escola, estão correndo um grave risco, pois não se sabe do que se trata e tão pouco a intenção de quem está fazendo essas coisas.
“Estão todos a mercê da sorte, pois nada tem sido realizado para evitar que o pior aconteça. Nos ajude, por favor, pois somos pais, parentes e servidores numa situação complicada e arriscada”.
A prefeitura de Campos Belos (GO) foi procurada para explicar sobre a situação da escola.
“Em relação ao vandalismo ocorrido hoje na Escola Vereador Osvaldo Alves de Souza, nós dá gestão não ficamos omissos, registramos sim o boletim de ocorrência e estamos lavando as caixas de água, dispensamos alunos e servidores assim que foi notado coloração na água, bem no início da aula.
“Quanto ao fato de não termos guardas noturnos, nunca teve anteriormente e assim continuamos pelo fato da escola esta bem centralizada e o povoado ser pequeno.
Quando ao fato do descaso, acho irrelevante, uma vez que estamos já com o projeto da escola pronto para a reforma, já fizemos até a licitação, os extintores acabaram de ser trocados de todas as escolas, está bem suprida de materiais pedagógicos.
Nossa atenção sempre foi dada na maneira do possível a todas unidades escolares, estamos reformando as creches que logo, logo serão inauguradas, assim como já estão em pleno funcionamento e bem estar de todos alunos e servidores! as escolas Jandira Aires e Joana Miranda.
E diante do ocorrido, iremos providenciar os guardas noturnos para maior segurança. Quanto aos Vandalismo que ocorrem em escolas, órgãos públicos, ficamos triste pois educamos ou formamos nossos alunos (povo) para serem cidadãos de bens e infelizmente essas pessoas infectam nossa sociedade”,
Diz a nota feira pela Secretária de Educação Soraia Regis