Chapada dos Veadeiros: guia dos globais indica melhores points


Um lugar de incontáveis cachoeiras, trilhas deslumbrantes e atmosfera mística, de surpreender até os mais céticos.
Antes conhecida apenas por moradores locais, virou destino pop e que agrega de hippies e atores famosos, sem citar a dezena de influenciadores digitais que aterrissam por lá.
Guia das celebridades
Fátima Bernardes, Ágatha Moreira, Rodrigo Simas, Caio Castro, Jesus Luz, Gisele Itié, Barbara Borges e Reynaldo Gianecchini são apenas alguns nomes da extensa lista de globais que já se renderam às belezas do local.
Nascida em Brasília e criada em Cavalcante (GO), um dos cinco municípios que integram à Chapada, ela deixou a profissão de assistente social há três anos para apresentar as belezas do lugar onde cresceu aos turistas.
O projeto de vida se desenrolou rapidamente, impulsionado pelo público seleto que começou a atender bem no início da empreitada.
Quatro anos após o primeiro passeio, ela já perdeu a conta de quantos famosos guiou pelas cachoeiras e trilhas da Chapada dos Veadeiros.
“Sempre disse que eu era a maior fã da Ivete Sangalo. Então, eles gravavam vídeos, enviavam para ela e me marcavam.

Segundo a guia, o destino mais procurado pelos artistas é a cachoeira Santa Bárbara, eleita pelo Tripadvisor uma das paisagens mais bonitas do Brasil.
A estrela do roteiro atrai turistas pela piscina azul turquesa que se forma sob a queda de 28m.
Apesar da fama, ela considera os passeios tranquilos e diz que os artistas lidam bem com a simplicidade do local.
No entanto, há os preferidos: Gil Coelho, Ernani Moraes, Paloma Bernardi e, também, Ágatha Moreira, que já guiou quatro vezes.
Segundo a especialista, são locais que valem a visita pela exuberância e pela chance de encontrar com algum artista que você acompanha e admira.

Majestosa e pouquíssimo explorada, a Cachoeira do Curriola ou Cachoeira do Guardião, como também é conhecida, foi aberta para visitação no ano passado. Só guias mais experientes sabem de sua existência e localização, na Comunidade Kalunga do Vão do Moleque, também em Cavalcante.
A novidade promete dividir as atenções da cachoeira Santa Bárbara por ser tão bonita quanto, com piscina azul turquesa de até 12 metros de profundidade, e uma queda d’água cercada por um enorme paredão. “É uma linda paisagem, parece uma pintura de tão bonita”, afirma Cristina.
Para chegar até a comunidade Vão do Moleque é necessário passar por uma estrada de difícil acesso e com pouquíssima sinalização. Só é possível chegar com um veículo 4×4 e acompanhado de um guia credenciado. Além disso, a entrada na cachoeira é paga, R$ 20.
Ponte de Pedra

Outro destino que vale a visita, na opinião de Cristina, é a Ponte de Pedra. O local é uma formação rochosa com um vão de quase 30m sobre o Rio São Domingos, que precede um mirante voltado para um vale espetacular e uma cachoeira com quase 100m de altura.
Candaru
Candaru é uma cachoeira pouco conhecida em Cavalcante e na Chapada dos Veadeiros. Com 70m de altura e duas piscinas naturais, e impressiona pela exuberância.
A entrada da cachoeira custa R$ 10. Como ela inclui trechos dentro da mata e sem sinalização, é essencial contratar um guia para garantir um passeio seguro.