Meio Ambiente discute implantação de aterro com o Consórcio Vale do Rio Manoel Alves, no sudeste do Tocantins
- On:
- 0 comentário
A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) recebeu, nesta segunda-feira (13), representantes do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável Vale do Rio Manoel Alves para discutir a implantação do aterro sanitário que vai beneficiar seis dos dez municípios que integram o grupo; entre eles, Chapada da Natividade, Almas, Porto Alegre, Dianópolis, Rio da Conceição, Ponte Alta do Bom Jesus, Novo Jardim, Taipas, Conceição do Tocantins e Taguatinga.
Durante o encontro, as secretárias de Meio Ambiente dos municípios de Almas, Porto Alegre e Rio da Conceição apresentaram o panorama das ações já realizadas, como estudos gravimétricos e audiências públicas.
As representantes discutiram ainda, uma estratégia para busca dos recursos na ordem R$ 150 mil reais que serão necessários à elaboração do plano de execução e estudo de viabilidade, além da parceria para o projeto de implantação do aterro sanitário.
A secretária da Semarh, Miyuki Hyashida se dispôs a oferecer apoio na busca dos recursos necessários, para o avanço do plano.
“As ações iniciais do Consórcio estão bem adiantadas e a implantação desse aterro vai beneficiar seis municípios da região. A Semarh vai somar esforços para que sejam reunidos recursos necessários à implantação dessa unidade”, afirmou Miyuki Hyashida.
A secretária-Executiva do Consócio e de Meio Ambiente de Almas, Raquel Macêdo, pontuou que o Consórcio é multifinalitário e, portanto, uma das pautas relevantes é o plano intermunicipal de gestão integrada de resíduos sólidos.
“Com as ações já realizadas, agora buscamos recursos e parcerias, para atender a perspectiva de implantação do aterro sanitário. Estamos elaborando o plano intermunicipal e o estudo de viabilidade técnica do terreno, para buscar emendas que vão subsidiar a execução da unidade”, enfatizou Raquel Macêdo.
No encontro, a secretária de Meio Ambiente de Porto Alegre, Diane Rodrigues, reiterou que acompanha o lado social e que voltado à qualidade de vida das pessoas no projeto.
E a secretária de Meio Ambiente, Eliane Lima, destacou que outras melhorias vêm sendo pensadas em relação à orla e as margens do rio da bacia hidrográfica.
A gerente de Gestão de Resíduos Sólidos da Semarh, Hélia Azevedo Pacheco, propôs o intercâmbio de experiência, com o agendamento de uma visita técnica, para que a equipe do consórcio possa conhecer a estrutura do aterro municipal de Palmas e do aterro privado de Porto Nacional.