Copa Quilombola fecha primeira etapa classificatória, em Piracanjuba (GO)
- On:
- 0 comentário
Competição organizada pelo Governo de Goiás é parte integrante do programa Goiás Social e reúne comunidades de povos tradicionais do Estado
O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), realizou nos dias 4 e 5 de junho, em Piracanjuba, a primeira etapa classificatória da Copa Quilombola.
As equipes vencedoras garantiram vaga para a grande final, que será disputada entre os dias 24 e 26 de junho, em Cavalcante, no Norte do Estado. As próximas etapas serão realizadas neste final de semana, nos dias 11 e 12 de junho, em Niquelândia e Posse.
O evento, que integra o Goiás Social, reuniu sete equipes na primeira etapa da disputa, sendo cinco no masculino e duas no feminino.
No masculino a vaga ficou com o time da Associação Quilombola Ana Laura, de Piracanjuba; enquanto Goiânia Sul conseguiu a classificação no feminino.
O secretário de Esporte e Lazer, Henderson Rodrigues, esteve presente na cerimônia de abertura, realizada no Estádio Municipal Pouso Alto.
O titular da pasta exaltou a realização da competição, que integra comunidades dos povos tradicionais goianos de vários municípios.
“O que estamos vendo aqui é a confraternização por meio do esporte. É isso que o esporte promove, a união entre os povos.
O mais importante é a gente enxergar o ser humano neste processo. Podemos ter campos de futebol, quadras, materiais esportivos, mas se não tiver o ser humano envolvido, nada disso tem importância”, afirmou o secretário.
Gerente de Práticas Paradesportivas e Paralímpicas da Seel, Mário Joaquim agradeceu o apoio de todos os colaboradores para a realização da primeira etapa da Copa Quilombola.
“Estamos muito felizes com o que foi feito nesta primeira etapa, aqui em Piracanjuba. Tivemos todo o suporte que precisávamos do Governo de Goiás, da Prefeitura de Piracanjuba, das comunidades quilombolas, para fazer um evento muito bonito. O governador Ronaldo Caiado sempre fala que nós não fazemos nada sozinho. Tudo que conseguimos fazer aqui foi fruto de todas essas parcerias”, destacou.
A abertura da Copa Quilombola também teve atrações artísticas e culturais do município de Piracanjuba. O grupo Nativas, da Associação Quilombola Ana Laura, realizou uma apresentação de capoeira, enquanto a banda de percussão do Colégio Estadual Léo Lynce se apresentou na sequência.
Também estiveram presentes na abertura o prefeito de Piracanjuba, Claudiney Bode, os superintendentes de Esporte e Lazer, Antônio Carneiro, Segurança e Infraestrutura Esportiva, Rudson Guerra, Gestão Integrada, Lusimar Santos, além da superintendente de Mulher e Igualdade Racial, da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), Rosilene Guimarães.
Também compuseram a mesa a gerente de Apoio à Captação de Recursos, Miriam Lima, o secretário de Esporte e Lazer de Piracanjuba, Diego Moraes e a presidente da Associação Quilombola Ana Laura, Lucy Tavares.
Com conteúdo da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer – Governo de Goiás