Tocantins: Secretaria da Educação recebe alunos e professores premiados na Olimpíada de Língua Portuguesa
A secretária da Educação, Juventude e Esportes, Adriana Aguiar, recebeu na manhã desta terça-feira, 10, os estudantes e professoras que participaram da fase final da 6ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa.
Os estudantes e professoras receberam homenagens e falaram de suas experiências e aprendizagens adquiridas durante os encontros presenciais das categorias linguísticas, memórias literárias, crônica, poema, artigo de opinião e documentário.
A estudante Ana Beatriz participou da olimpíada, na categoria crônica, com a produção denominada Sempre em busca de luz.
A secretária Adriana Aguiar disse que estava muito feliz em receber os estudantes.
A educadora Deuzanira ficou entre as quatro professoras que apresentaram o melhor relato de experiências.
A professora Cleide, que trabalha numa escola da rede municipal de Pequizeiro, falou da homenagem. “Esse momento representa a valorização do nosso trabalho. Ensinamos com amor e dedicação”.
A professora Marilda Belisário, que já tinha participado de outras edições da olimpíada, disse que estava emocionada com as homenagens. “É uma alegria ver a educação valorizada.
A professora Rosana contou que a sua maior alegria é ver o sucesso dos estudantes na olimpíada. “A recompensa é vê o desempenho dos estudantes durante a realização das etapas da olimpíada. Ficamos muitos felizes por mais essa experiência”, contou.
Elaine também ficou encantada com os resultados. “Foi uma experiência maravilhosa, vê o trabalho sendo reconhecido, é motivador trabalhar com o projeto de vida. Agora, estamos levando a mensagem para os colegas, que participem das olimpíadas científicas e realizem seus sonhos”, ressaltou.
Estudantes contam suas experiências
A estudante Yêda Maria contou que aproveitou as belezas da cidade de Pequizeiro para contar sua história. “Por meio das flores do pequi, dos ipês, mostramos a história da cidade, que nasceu por causa dos garimpos e que, atualmente, presenciamos uma destruição do meio ambiente em nome do progresso”, frisou.
O estudante Rafael Krahô explicou que o seu texto é um alerta para as questões da poluição. “Participar da olimpíada representou o maior presente que recebi em minha vida, e ainda podemos falar de nossa cultura e do amor e respeito que temos pela natureza”, afirmou.
Ana Beatriz, aluna de Palmas, disse que voltou de São Paulo com mais vontade de ajudar a melhorar o mundo.
O estudante Luiz Eduardo explicou que escreveu sobre histórias contadas por seus familiares sobre o pequi, mas que está percebendo que muitos pés de pequis estão sendo derrubados.
Com medalhas de bronze e prata, com experiências de duas viagens a São Paulo e das visitas a locais históricos e culturais da maior cidade do País, os estudantes trouxeram na bagagem o desejo de estudar ainda mais.