Montagem tosca diz que Bolsonaro acabou com a 3ª Guerra Mundial
- On:
- 0 comentário
O ex-ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, compartilhou uma fake news nas redes sociais na manhã desta terça-feira (15/2). Ele estava falando sobre o encontro do presidente Jair Bolsonaro (PL) e o presidente russo Vladimir Putin, dizendo que o brasileiro evitou “a 3ª Guerra Mundial”.
Um vídeo tosco, com uma suposta tradução de um discurso do líder russo, que diz que Putin estava prestes a atacar a Ucrânia, mas a conversa com Bolsonaro, ainda do avião, tocou sua alma e ele recuo suas tropas.
Uma piada, que está rodando milhares de grupos e redes sociais.
Nos últimos dias, os Estados Unidos e o Reino Unido têm avisado que a Rússia pode estar se preparando para invadir a Ucrânia a qualquer momento. Bolsonaro viajou ao país na noite desta segunda-feira (14/2) e desembarcou na manhã de hoje para debater questões relativas ao agronegócio e outros tratados comerciais.
Mais cedo, o governo Putin anunciou a retirada de parte das tropas da fronteira com a Ucrânia. Apoiadores do governo Bolsonaro atribuíram a decisão do russo ao presidente, incluindo Ricardo Salles. Ele usou uma imagem dos dois governantes com a manchete: “Putin sinaliza recuo na Ucrânia, presidente Bolsonaro evita a 3ª Guerra Mundial”, atribuindo à CNN.
Logo em seguida, o veículo de imprensa desmentiu a notícia dizendo que não publicou a “frase mentirosa”. Em resposta, Salles debochou: “Kkk vcs são ridículos!”.
Antes, o ex-ministro afirmou que o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e o “mundo ocidental” deveriam agradecer Bolsonaro pelo feito. “Biden e o mundo ocidental agradecendo Bolsonaro por ter convencido Putin a desistir da invasão, talkey ?!?”, escreveu. Ele ainda tenta lançar a hashtag “#nobelnaro” nas redes sociais.
CNN não noticiou que presidente Bolsonaro evitou guerra
O ex-ministro Ricardo Salles publicou hoje (15) uma montagem que atribui à CNN a informação de que o presidente Jair Bolsonaro evitou “a 3ª Guerra Mundial”. Na postagem fake, a frase mentirosa entra como suposta causa do recuo do presidente da Rússia, Vladimir Putin, para invasão da Ucrânia.
A sinalização de Putin tem sido veiculada pela CNN desde ontem. A imagem publicada por Salles foi compartilhada por grupos bolsonaristas. Mais cedo, o presidente Bolsonaro publicou uma imagem em que a CNN Brasil informa o recuo de Putin.
Na mesma postagem, o presidente informou que já estava no espaço aéreo russo, mas não fez qualquer menção à frase mentirosa publicada por Salles.
Bolsonaro tem encontro agendado com Putin. Pela agenda presidencial divulgada, os dois terão uma reunião nesta quarta-feira (16).
A Rússia reuniu mais de 100 mil soldados perto das fronteiras com a Ucrânia. Os Estados Unidos alertaram para a possibilidade de invasão, o que elevou a tensão na região nos últimos dias.
Nesta quarta-feira, o Ministério da Defesa russo informou que algumas tropas nos distritos militares da Rússia adjacentes à Ucrânia estão retornando às suas bases depois de completar os exercícios militares.
(Publicado por André Rigue, da CNN)