GDF envia doações para vítimas de enchentes na Bahia e Nordeste de Goiás

Moradores de dez cidades da Bahia e de Goiás atingidas pelas enchentes vão receber, a partir desta semana, doações de roupas, alimentos e kits de higiene.

Os itens foram arrecadados pela Ação da Cidadania Contra a Fome, a Miséria e pela Vida, com o apoio do Governo do Distrito Federal (GDF).

A instituição é uma das 24 entidades da sociedade civil que fazem parte do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea-DF), ligado à Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes).

A campanha SOS Enchentes arrecadou no DF roupas, alimentos, gibis, livros didáticos, utensílios de cozinha, além de duas mil cestas básicas e dois mil kits de higiene enviados pela unidade do Rio de Janeiro da Ação da Cidadania Contra a Fome, a Miséria e Pela Vida.

Os kits de higiene têm papel higiênico, sabonetes, absorventes e pasta de dente.

Todo o material arrecadado será enviado aos municípios nesta sexta-feira (4), partindo de Brasília, por um caminhão cedido pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab-DF), graças à articulação do Consea-DF e da Sedes.

“São comunidades que precisam de suporte para retomar a vida após as enchentes que destruíram tantas cidades, temos que ter essa empatia na gestão. E temos trabalhado com a prioridade do combate à insegurança alimentar e nutricional e à pobreza, por isso, fizemos questão de fazer essa articulação para garantir a entrega dessas doações”, destaca a secretária de Desenvolvimento Social, Mayara Noronha Rocha.

O caminhão com as doações vai sair nesta sexta-feira, às 15h, do Centro Público de Economia Solidária, localizado no Setor Comercial Norte, Quadra 1, na Asa Norte.

Serão beneficiárias das doações as pessoas vítimas das enchentes e outras condições de insegurança alimentar nas cidades goianas de Cavalcante, Teresina de Goiás, Campos Belos, Flores de Goiás, Vila Boa, Guarani de Goiás e Simolândia e em três municípios baianos: Bom Jesus da Lapa, Guanambi e Itabuna.

As operações serão acompanhadas pelos comitês da Ação da Cidadania, Naipes Flores e Nordeste de Goiás, centros públicos de Economia Solidária de Guanambi e Itabuna, e Corpo de Bombeiros de Bom Jesus da Lapa.

“Solicitamos apoio da Secretaria de Trabalho da Bahia para enviar outro veículo para pegar outras sete toneladas que vão exceder a capacidade de carga do caminhão da Codhab-DF e levar até a cidade de Itabuna (BA).

Também precisamos contar com apoio de parcerias solidárias para custear o combustível e o apoio à equipe que vai levar as doações”, explica o presidente do Consea-DF, José Ivan Mayer de Aquino, também representante da sociedade civil no colegiado e coordenador do Comitê-DF, Ride e Goiás da Ação da Cidadania Contra a Fome, a Miséria e pela Vida.

“Essa operação é um exemplo de solidariedade individual e interinstitucional para auxiliar as comunidades atingidas pelas enchentes. O Consea-DF, além de seu papel na construção de políticas públicas, atua em iniciativas emergenciais, como essa”, finaliza.

Com informações da Secretaria de Desenvolvimento Social do DF

Receba informações em primeira mão. Siga-nos em nossas redes sociais

Facebook

Instagram

Whatsapp

Telegram

Deixe um comentário