Goinfra lança Patrulhas Mecânicas Regionais em Niquelândia (GO) e Campos Belos (GO) nesta quarta (2)

Presidente da Agência, Pedro Sales disponibilizou maquinários às duas cidades, que estão entre as primeiras contempladas pelo programa do Governo de Goiás de recuperação de estradas municipais não pavimentadas localizadas na zona rural.

Serviços serão executados pelo Estado sem custos para prefeituras

Com foco em dar suporte aos municípios que tiveram as condições de trafegabilidade afetadas pelas chuvas, o Governo de Goiás lança, por meio da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra), nesta quarta-feira (02/02), o programa Patrulhas Mecânicas Regionais.

Com o novo convênio, o Estado disponibilizará às prefeituras goianas maquinários, operadores e suprimentos necessários para a execução de serviços de melhorias viárias em estradas municipais localizadas na zona rural. Todo o investimento é do tesouro estadual, sem nenhum custo para as gestões locais.

“Historicamente, a Goinfra sempre deu apoio às prefeituras na conservação de sua infraestrutura, agora o Patrulhas surge para revolucionar a nossa ação junto aos municípios”, destaca o presidente da Goinfra, Pedro Sales, sobre o programa que será lançado simultaneamente em oito cidades nesta quarta-feira. Sales participa da disponibilização de uma patrulha em Niquelândia, às 9h, e de outra em Campos Belos, a partir das 14h.

Os dois municípios compõem a região 2 do programa, que atenderá 28 cidades, com as centrais montadas em Teresina de Goiás e São João D’Aliança. No total, o Estado foi dividido em quatro regionais, com duas patrulhas disponíveis para atender aos municípios de cada região.

Tanto Niquelândia quanto Campos Belos utilizam as vias não pavimentadas para o escoamento da produção.

Na primeira cidade, o maquinário deverá permanecer por aproximadamente 21 dias, conforme o ritmo de execução dos serviços e da incidência das chuvas. Já na segunda, a previsão é de que as obras ocorram em 14 dias, também de acordo com andamento do trabalho.

Com mais de 47 mil habitantes, Niquelândia se destaca na produção de níquel, por ser a maior de Goiás e uma das maiores do mundo, assim como na agropecuária, com gado leiteiro e de corte, suinocultura, piscicultura, avicultura e apicultura.

Além disso, o turismo local é muito forte em função do Lago Serra da Mesa, carnaval e a Cavalgada Rumo ao Muquém.

Segunda maior cidade do Nordeste goiano, com 20.124 habitantes, Campos Belos pertence à microrregião da Chapada dos Veadeiros. Entre os destaques econômicos estão a pecuária, o comércio e a produção de urânio, minério utilizado na indústria bélica e como combustível em usinas nucleares para geração de energia elétrica. A cidade abriga ainda a Usina Hidrelétrica do Rio Mosquito.

Programa
O Patrulhas Mecânicas Regionais integra o programa Goiás em Movimento – Eixo Municípios. No total, serão mobilizadas oito patrulhas, sendo cada uma composta por operadores, 14 máquinas locadas pelo Estado e todo o serviço de manutenção dos equipamentos e combustível.

São quatro caminhões caçamba basculante truck, dois caminhões caçamba basculante toco, dois motoniveladoras, um cavalo mecânico de dois eixos com prancha de três eixos, um rolo compactador pé de carneiro, uma escavadeira hidráulica, um caminhão truck pipa, um trator de pneus tração com grade aradora e uma pá carregadeira com retroescavadeira.

A estimativa é de que as máquinas fiquem de 10 a 21 dias, cerca de 1.078 a 1.617 horas, à disposição de cada município.

O maquinário permanecerá na cidade até a conclusão das obras, que serão executadas pelo Governo de Goiás, sem nenhum custo para as prefeituras. Assim que concluídas, a patrulha seguirá para outra localidade.

Divisão em regiões
O número de cidades atendidas foi dividido em quatro regiões ou lotes. Dentro de cada região, foram destacadas duas cidades-base e duas equipes de Patrulha Mecânica Regional, que farão o atendimento aos municípios que compõem a localidade.

As cidades-base são o ponto de chegada e partida das equipes, que se deslocam para a execução de obras em vias apontadas por cada prefeitura.

Editado por Dinomar Miranda, via Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra) – Governo de Goiás

Deixe um comentário