“Fica Itaú”: Banco vai fechar agência de Monte Alegre de Goiás (GO); mas há outras saídas
- On:
- 0 comentário
O Banco Itaú vai fechar a agência do município de Monte Alegre de Goiás (GO), nordeste do estado, na região da Chapada dos Veadeiros.
O banco divulgou Aviso de que as portas serão cerradas no dia 24 deste mês.
A agência é o único banco da cidade. Os clientes serão transferidos para a agência da cidade vizinha de Campos Belos (GO).
A ação pegou a comunidade de surpresa e a notícia deixou todos indignados com o fim dos serviços.
A partir do fechamento, os clientes terão que percorrer mais de 70 km para resolver suas pendengas, inclusive um simples saque.
Por óbvio, o fechamento é por razões mercadológicas.
É sabido que grandes empresas, como os bancos, não mantêm pontos aberto em prejuízo. A boa gestão dos bancos privados proíbe qualquer agência deficitária.
Mas para além de apenas ser um serviço, os bancos têm também um viés social.
É preciso que os administradores do Itaú também estudem as questões sociais que envolvem a agência de Monte Alegre de Goiás.
Estamos falando de um dos municípios mais pobres do estado, com IDH muito baixo de Goiás, comparáveis aos países da África subsaariana, e que ampara uma grande proporção do território quilombola Kalunga, população negra historicamente renegada por século de qualquer benefício estatal.
Ao invés do Banco Itáu fechar a agência de Monte Alegre, deveria fazer era o contrário.
Montar ali uma sucursal de agência de perfil social, em especial com projetos e ações voltadas às comunidades quilombolas.
Mais que isso.
Como a município está dentro do território da Chapada dos Veadeiros, uma das maravilhas ecológicas do país, poderia aproveitar a agência para também desenvolver projetos ligados à área ambiental e da preservação do cerrado.
O território do município de Monte Alegre de Goiás é grande, boa parte dele ainda com o cerrado e seu bioma intocados com uma riqueza de flora e fauna espetaculares.
Uma oportunidade entanto para projetos ambientais.
Se nada dessas questões sociais e ambientais forem capazes de convencer o marketing do Itaú, que deixe na cidade, ao menos, um posto bancário, com caixas eletrônicos.
A saída da agência de Monte Alegre está mexendo com toda a comunidade local; acirrando brigas políticas e até extraindo teorias conspiratórias.
Fora isso, grupos mais comedidos e com o pé na realidade criaram um abaixo-assinado, digital, que será enviado ao banco após uma campanha de “Fica Itaú”.