Urgente: leitos de enfermaria pediátrica para Covid estão lotados em Goiás e crianças já estão na fila

Todos os 30 leitos de enfermaria pediátrica para pacientes contaminados pela Covid-19 estão ocupados ou bloqueados na rede estadual de saúde na tarde desta segunda-feira (17) e crianças já estão na fila da regulação para tentar conseguir vaga.

Atualmente, conforme os dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES-GO), os leitos estão concentrados no Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), na capital.

Sendo que 14 deles estão ocupados e 16 bloqueados.

O histórico dos dados mostra que em outubro do ano passado o número de leitos foi reduzido de 60 para 30.

Além disso, a taxa de ocupação começou a ficar acima de 90% já em meados do mês passado e desde 13 de janeiro os leitos estão com 100% de ocupação.  

A SES informou que não há previsão para novos leitos e que os bloqueios ocorrem para aguardar a chegada de novos pacientes ou para processo de desinfecção após alta para liberação no sistema.

Por conta da lotação, cinco crianças de Aparecida de Goiânia, Cezarina, Diorama, Formosa e Goiânia aguardam pela liberação de leitos pediátricos pelo Complexo Regulador Estadual (CRE).

Os dados são da SES-GO e foram divulgados no fim da manhã desta segunda-feira (17).

UTI

Existem 21 leitos de unidades de tratamento intensivo (UTI) pediátricos na rede estadual de saúde voltados para Covid, sendo que dez estão em uso, dez estão vagos e um está bloqueado.

Os leitos são do Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad), que iniciou atendimentos  no último sábado, e do Hugol.

A SES relatou que além dos dez leitos no Hecad outros dez serão abertos no Hospital do Centro-Norte Goiano, em Uruaçu, com previsão para o dia 27 de janeiro.

Com informações de O Popular

Deixe um comentário