Governo do Tocantins encaminha medicamentos e insumos para município de Paranã
- On:
- 0 comentário


O Governo do Tocantins atento às demandas dos municípios afetados pelas fortes chuvas da última semana mobilizou uma força tarefa para dar apoio às gestões municipais atingidas.
A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) em conjunto com os demais órgãos, determinados pelo governador em exercício do Estado do Tocantins, Wanderlei Barbosa, se colocou à disposição das prefeituras.
Uma das ações já iniciadas nesta semana, pela Pasta, foi à distribuição de medicamentos e insumos ao município de Paranã.
“Nós estamos à disposição das secretarias municipais de saúde para auxiliá-las neste momento, nosso Governador tem nos dado essa orientação e respaldo para exercer as ações de apoio”, esclarece o Secretário de Estado da Saúde, Afonso Piva, que complementa “já iniciamos conversa com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems) para buscar atender a todos os municípios nas suas necessidades”, afirma.
O Secretário convocou as áreas técnicas da SES-TO para acompanhar as ações nos municípios afetados pelas cheias, equipes da Vigilância em Saúde e Assistência estão em contato com os municípios e já fizeram recomendações às prefeituras como: Articulação intra e interinstitucional; Estruturação da vigilância em saúde ambiental relacionada aos riscos associados de desastres; Ações de Educação em Saúde específicas para desastres de origem natural; Identificação dos fatores de risco e das populações vulneráveis; Comunicação do risco ambiental com impacto na saúde humana; Assistências humanitárias e Informes e alertas à comunidade.
A SES-TO também busca orientar às populações quando um desastre de origem natural acontece, é necessário ter atenção e tomar cuidados para evitar a transmissão de doenças. Quem mora ou passa por pontos de enchente ou alagamento causados por chuvas deve evitar o contato direto com a água suja, evitando assim, a ocorrência de doenças como cólera, dermatites, leptospirose, hepatite A, febre tifoide e diarreia, que podem aumentar nessa época do ano.
Os cuidados devem ser adotados por todos, principalmente por pessoas que moram em áreas de risco de ocorrência de enchentes e/ou alagamento. Algumas das orientações são:
– proteger o pé com calçados, e até mesmo de plástico;
– não ter contato com fezes e urina de roedores os principais transmissores de doenças;
– lavar bem os alimentos;
– fazer uso de Hipoclorito de Sódio a 2,5% para cada litro de água que for beber adicionar duas gotas de hipoclorito de sódio e deixar repousar por 30 minutos para tratar água de consumo humano. Este produto é fornecido regularmente pela SES-TO aos municípios.
Fonte: Governo