Expectativa de verba federal e desenvolvimento: todos os municípios do sudeste do Tocantins são incluídos no “Programa Calha Norte”
O presidente Jair Bolsonaro assinou, na última quarta-feira (5), atos normativos para a inclusão de 48 municípios do Tocantins no programa federal Calha Norte, durante evento comemorativo aos 400 dias de gestão.
O pedido recebeu sinalização positiva da Presidência da República.
O prefeito de Pugmil, Nazaré Amâncio comemorou. “Uma ótima notícia, algo que vai ajudar muito a população”.
Já a vertente militar tem foco em ações como a adequação de embarcações e o ajustamento das unidades militares e da infraestrutura dos pelotões especiais de fronteira.
Os repasses referentes à vertente civil do programa são feitos por meio de emendas parlamentares.
Veja os municípios que foram inclusos:
O que é o Programa Calha Norte ?
O Programa Calha Norte (PCN) foi criado em 1985 pelo Governo Federal diante de uma preocupação dos militares sobre a causa amazônica.
Desde 1999 sob a coordenação do Ministério da Defesa, o Calha Norte tem o propósito de promover a ocupação e o desenvolvimento ordenado e sustentável da região amazônica.
Ao todo, são quase nove milhões de brasileiros beneficiados, incluindo 46% da população indígena – em uma área que corresponde a 44% do território nacional.
Também busca a promoção do desenvolvimento sustentável; a ocupação de vazios estratégicos; a integração da população à cidadania; a melhoria do padrão de vida das populações; a modernização do sistema de gestão municipal e o fortalecimento das atividades econômicas estaduais e municipais da região.
O programa já investiu, desde a sua criação até os dias de hoje, a ordem de, aproximadamente, 3 bilhões de reais em favor do desenvolvimento regional.