Projeto Barraginhas beneficia pequenos produtores rurais no interior do Tocantins
O projeto Barraginhas desenvolvido no Tocantins através da parceria entre a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e o Instituto de Desenvolvimento Rural (Ruraltins) tem beneficiado a população que vive na zona rural do Estado e auxiliado na preservação do meio ambiente.
O objetivo principal do projeto é renovar o lençol freático, evitar o escoamento superficial, aumentar a infiltração da água no solo, umedecer baixadas e amenizar enchentes através da contenção da água da chuva e de enxurradas evitando a erosão do solo e assoreamento do leito dos rios, melhorando a recarga dos aquíferos subterrâneos.
Com a implementação das Barraginhas os produtores rurais encontraram outra forma de se beneficiar com os reservatórios.
Cada Barraginha tem um custo médio de R$ 370,00 financiado pelo Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FERH).
Além de servir para o gado beber água e auxiliar na preservação do meio ambiente, algumas Barraginhas também estão sendo utilizadas para a criação de peixes que servem como complemento alimentar das famílias.
O extensionista rural do Ruraltins de Almas-To, Juvenil Silva Nascimento visita periodicamente as propriedades que possuem Barraginhas e ressaltou a importância desse projeto.
Os benefícios dos reservatórios vão além do trabalho ambiental com a recarga do lençol freático, a criação de peixes e a dessedentação dos animais.
Doação de alevinos
Na última sexta feira, 31, os pequenos produtores rurais das comunidades Baião e Poços Dantas, localizadas no município de Almas-To, receberam 10 mil alevinos da espécie Tabatinga através de doação realizada pelo produtor de alevinos do projeto Piratinininga, Auri Wudson.
O diretor Aldo Azevedo participou do evento e destacou que os pequenos produtores estão transformando o projeto.
Durante o evento a comunidade apresentou um pouco das suas tradições culturais dançando a sússia e a folia de reis.