Doze presos da Cadeia Pública de Arraias (TO) conquistam vaga na Universidade pelo SISU
- On:
- 0 comentário
A educação é um dos fortes eixos para a reintegração social. Diante disso, por meio do Exame Nacional Para Jovens e Adultos Privados de Liberdade (ENEM PPL), onze presos da Cadeia Pública de Arraias foram selecionados na segunda chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para cursar o ensino superior na Universidade Federal do Tocantins (UFT), campus de Arraias.
Este ano, 478 pessoas privadas de liberdade do sistema prisional fizeram as provas do Enem PPL e 269 tiveram pontuações aptas para efetuar inscrição no Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
Em janeiro deste ano, após um apenado da unidade ter sido aprovado em 6º para o curso de Matemática, outros onze reeducandos também conseguiram ser selecionados.
Oportunidade
Segundo o diretor da Cadeia de Arraias, Weudes Taveira Araújo, possibilitar que os apenados tenham acesso à universidade auxilia no processo de ressocialização dos mesmos.
Para a pedagoga Antelina Isaías Vieira, que auxiliou os adultos privados de liberdade no processo de preparação para o Exame, a educação pode ser um instrumento capaz de transformar vidas.
A pedagoga explicou ainda que os apenados se preparam para as provas mediante material disponibilizado pela Escola Estadual Silva Dourado.
Mudança de vida
Entre os aprovados está o reeducando A. B. R., 39 anos, que realizou o Enem PPL pela primeira vez no ano passado e foi aprovado na segunda chamada para o curso de Pedagogia.
Ainda segundo o reeducando, “estou terminando de cumprir minha pena e quero sair daqui cursando ensino superior. Isso facilitará para que eu consiga um emprego lá fora,” finalizou.