Grande incêndio florestal atinge imediações de Monte Alegre de Goiás
- On:
- 0 comentário
Um grande incêndio florestal está, desde a manhã desta quinta-feira (19,) destruindo o cerrado nas imediações da cidade de Monte Alegre de Goiás, nordeste do estado, região da Chapadas dos Veadeiros.
Segundo informações, o fogo teve início pela manhã, na área urbana da cidade. As chamas subiram o “morro da cruz” e desceram pelas áreas adjacentes.
Como a cidade não tem Corpo de Bombeiros, as chamas inicialmente foram combatidas por voluntários e por um carro pipa da prefeitura.
Segunda a servidora pública Helena Ribeiro, que luta pela implantação de uma brigada contra incêndios em Monte Alegre (GO), há tempo ela vem cobrando da prefeitura ações mais específicas de prevenção contra incêndios e, inclusive, a criação da brigada. Mas disse que a prefeitura só protela e o resultado pode ser visto no dia de hoje.
Procurado, um representante da prefeitura de Monte Alegre informou que estão bem adiantadas as tratativas de implantação da brigada contra incêndios na cidade.
“Tivemos uma reunião mês passado com o comandante dos bombeiros. E acordamos finalizar o processo seletivo para disponibilizar dois servidores para o treinamento a ser ministrado e logo depois instaurar a nossa brigada. Nosso processo seletivo para o quadro geral já foi publicado extrato do edital”, disse.
Mas Helena Ribeiro disse que há um silêncio da Administração Pública local quanto ao problema.
“Trabalho em Campos Belos e todo ano participo da parte burocrática de formação da brigada em CB. Com esse conhecimento consegui até formação dos mesmos para a cidade de Monte Alegre, mais tive o silêncio como resposta”.
Ela disse também que neste “ano coloquei à disposição mais uma vez a nova gestão e mais uma vez tive o silencio como resposta. Lamentável lutar perceber a necessidade e urgência da brigada e não acontecer. Chega ser revoltante. Mês de julho consegui uma palestra com o tenente Marcelo e o Sgt. França na Radio Comunitária falando do perigo de colocar fogo em quintal, enfim foi uma excelente palestra de conscientização”.
Ela informou ainda que os palestrantes procuraram o poder publico para alinhar alguns pontos. “Entre eles colocar um telefone disque denúncia para a população fazer denúncia a Corporação em Campos Belos, mais uma vez o silencio se fez presente. Ai não tem palestra, não tem ajuda que funcione sem a vontade do poder público. Fica aqui registrado minha angustia. Preciso e quero fazer parte da história e não só dela fazer parte.”