Lobo-Guará é capturado em Divinópolis (GO). Família aguarda Estado para tomar providências

Imagem meramente ilustrativa
Lobo está preso no quintal da fazenda

Um lobo-guará, animal típico do cerrado brasileiro, está preso num quintal de uma fazenda do município Divinópolis de Goiás, nordeste do estado.

É elogiável a atitude do fazendeiro e de sua família, que foram extremamente corretos. Não deixaram que nada de ruim acontecesse ao animal. Eles o prenderam e procuraram ajuda.

Hoje a comunidade entrou em contato com o Blog e pediu uma intermediação para que as autoridades do Estado deem uma destinação correta ao bicho, que apesar de não apresentar estar ferido, está fora do seu ambiente natural e em contato com humanos, o que é muito ruim.

O Blog entrou em contato com o Corpo de Bombeiros de Campos Belos, que ficou de dar uma solução ao caso, apesar do pouco efetivo da unidade militar.

O comandante do pelotão de Campos Belos, tenente Marcelo, informou que a demanda chegou mais cedo para eles. “Como o animal não está muito ferido é aconselhável levar a um veterinário mesmo. O certo é a prefeitura providenciar o tratamento, através da secretaria do meio ambiente e nós fazemos o transporte do animal”, disse.

Ele informou também que quando este tipo de ocorrência surge em Goiânia, transporta-se o animal para o centro de triagem de animais silvestres. “Se for mais próximo de Brasília, as vezes conseguimos deixar no zoológico de Brasília”.

O oficial afirmou que a dificuldade no nordeste de Goiás é a distância e o pouco efetivo de militares, que são apenas três por expediente. E ficou de buscar o lobo-guara no mais curto prazo possível.

Também prometeu fazer uma parceria com as prefeituras locais a fim de firmar um protocolo de entendimento para melhor atender a ocorrências de capturas de animais da fauna silvestre.

“Vou verificar junto aos secretários se conseguimos essas parcerias com veterinários. Em geral, esse profissional consegue atender muitos casos. A gente providencia o transporte.”

Espécie vulnerável

O lobo-guará, que estampa a nota de R$ 200, é considerado uma espécie vulnerável e está ameaçada de extinção.

Eles são animais solitários e arredios à presença humana. Essa em Divinópolis de Goiás ocorrência é incomum.

Apesar do porte e da aparência, o lobo-guará é um animal inofensivo ao homem, de comportamento dócil, e raramente há briga entre eles.

No passado, acreditava-se que a diminuição da população do lobo-guará no Brasil era decorrente da perda de habitat.

Mas em 2005 o resultado de um encontro de pesquisadores revelou que o preconceito, desconhecimento e superstição superam a ameaça da diminuição do território.

O lobo-guará ainda é caçado para a retirada dos olhos como amuleto e por donos de propriedades rurais, com o argumento de evitar o ataque a aves e pequenos animais.

Uma barbaridade sem tamanho. E claro, crime gravíssimo, que deve ser combatido por todos da sociedade.

Entre no grupo de Whatsapp e receba notícias das informações mais relevantes do dia na nossa região. Clique Aqui!

Deixe um comentário