Campos Belos (GO) terá clínica do Ipasgo, com diversas especialidades
A cidade de Campos Belos (GO), nordeste do estado, recebeu uma boníssima notícia: vai ganhar uma clínica do Ipasgo, o Instituto de Assistência dos Servidores Públicos do Estado de Goiás.
Ontem (28), o prefeito Pablo Geovanni recepcionou o diretor de Saúde da entidade para receber a novidade. O Ipasgo atende servidores do estados e dos municípios, incluindo Câmara de Vereadores, e seus dependentes direto e indireto.
Na realidade, o Ipasgo funciona também como um plano de saúde “privado” dos servidores, que pagam taxas mensais pela assistência e “racham” as despesas médicas.
Como na região não há clínicas próprias, a entidade faz convênios com hospitais e estabelecimentos médicos privados para poder prestar assistência aos seus milhares de usuários.
Ocorre que certos exames não estão disponíveis na cidade ou falta serviço de saúde na localidade, como UTI, e os pacientes precisam se deslocar até Goiânia ou Anápolis para atendimento.
Com a clínica própria em Campos Belos (GO), que deve começar com atendimentos de clínica médica, ginecologia, pediatria, oftalmologia, dentre outras especialidades, haverá uma maior possibilidade aos conveniados, que deixarão de gastar com viagens, hospedagens e alimentação fora do domicílio, além de estarem perto de seus familiares para os devidos cuidados aos pacientes.
Pablo Geovanni não especificou a data de início de funcionamento, mas adiantou que a unidade terá dois consultórios, sala administrativa, recepção e que os profissionais de saúde que atenderão na nova clínica já estão sendo credenciados.
“As especialidades serão baseadas nas demandas, quanto mais houver procura de determina área, maior será a oferta do atendimento. Em Campos Belos há cerca de 2.800 usuários do Ipasgo e isso significa mais um grande avanço na saúde do município e foi uma demanda muito bem atendida pelo governador Ronaldo Caiado”, disse o prefeito.
Na região metropolitana, Ipasgo avança em clínicas integradas
O novo conceito em serviços de saúde proposto pelo Ipasgo Clínicas, central de multiatendimento para crianças e mulheres, em Aparecida de Goiânia, foi aprovado pelas usuárias do Instituto de Assistência dos Servidores de Goiás (Ipasgo).
Situada na avenida Independência, no setor Serra Dourada III, a unidade completou um mês de funcionamento com pronto atendimento 24 horas para crianças e programa saúde da mulher.
A aposentada Maria Gerci, que passou pelo local nesta semana, afirma que amou a estrutura e o atendimento do Ipasgo Clínicas.
“Gostei muito porque antes tinha que ir para Goiânia e agora os atendimentos estão perto da minha casa. Fiz consulta e exames com agilidade, estou incentivando minhas vizinhas, filhas e parentes a procurarem a unidade. Sou usuária do Ipasgo há muitos anos e gosto muito dos serviços”.
Inaugurado pelo governador Ronaldo Caiado, o Ipasgo Clínicas integra as ações do Governo de Goiás de expansão dos serviços de saúde para todos os municípios. Na unidade, que tem capacidade para quatro mil atendimentos mensais, o público infantil tem atendimento de urgência e emergência em pediatria e as mulheres podem agendar consultas com ginecologista, mastologista e clínico geral.
Os usuários do plano têm acesso também a exames laboratoriais, ultrassonografia, raio-x e mamografia. Para Daiane Cristina, servidora pública, a unidade está atendendo uma demanda antiga da região metropolitana, pois facilitou o acesso à saúde aos usuários do Ipasgo que residem em Aparecida de Goiânia. “Assim que soube do Ipasgo Clínicas fiquei muito satisfeita. Aparecida é muito grande e precisávamos desta unidade”.
Moradora do Expansul, a aposentada Maria Aparecida Guerreira elogia a qualidade dos serviços prestados no local.
“As pessoas aqui são muito educadas para atender a gente. Agora não chegou aqui faço a consulta e os exames. Ficamos mais seguros. A região estava precisando”.
Para Maria José da Cunha, do lar, o Ipasgo Clínicas trouxe comodidade e mais alegria. “É uma boa pra gente. A gente fica muito feliz”.
O presidente do Ipasgo, Silvio Fernandes, diz que a nova gestão está trabalhando arduamente para recuperar o plano de saúde e também para que os usuários tenham cada vez mais um acesso facilitado ao atendimento de saúde. “Ao ampliar nossos serviços, vamos promover mais saúde ao nosso público.
O projeto do Ipasgo Clínicas será levado para outras regiões do Estado, já estamos fazendo estudos técnicos e, em breve, teremos novidades”.