O Kalunga é o maior território quilombola do Brasil

Na língua banto, de origem africana, Kalunga significa lugar sagrado, de proteção. No sentido dado pelos moradores do Sítio Histórico significa “lugar sagrado que não pode pertencer a uma só pessoa ou família” ou “lugar onde nunca seca, arável, sendo bom para as horas de dificuldade”.

A terra começou a ser habitada em meados do século XVIII, quando africanos escravizados fugiram em busca de liberdade.Era o período de colonização da região de Goiás em busca do ouro e da garimpagem, em que, além das populações nativas e indígenas, africanos foram escravizados como mão-de-obra barata.

Em busca de libertação, fugiram e criaram seu quilombo em uma terra de difícil acesso, com serras, vãos e rios, distante dos parentes e amigos que ficaram para trás.

Os Kalungas representam um povo que se escondeu e luta, há mais de 300 anos, por sua comunidade, pela liberdade e sobrevivência.

São os grandes parceiros do Encontro de Culturas, participantes ativos desde nossa primeira edição.

Você pode conhecer mais sobre os Kalungas acessando a Encontroteca, o nosso acervo virtual, por meio do link https://www.encontroteca.com.br/…/comunidade-do-sitio…

Deixe um comentário