Exemplo: agentes prisionais de Arraias acompanham obras e projetos de unidades escolares realizadas com o Programa Reeduca Tocantins
- On:
- 0 comentário
Uma equipe da Diretoria Regional de Educação, Juventude e Esportes (DRE) de Arraias realizou, na última terça-feira, 1º de junho, uma visita à Unidade Penal com a finalidade de conhecer o trabalho dos reeducandos que participam do Programa Reeduca Tocantins, do Governo do Estado. Participaram da visitação a diretora regional, Thaís Tavares Amorim, o assessor executivo, Roberto Carlos, e o diretor do Colégio Militar do Estado do Tocantins Jacy Alves de Barros, o subtenente Emanuel do Nascimento Júnior.
A Unidade Penal de Arraias, sob o comando do diretor Myller Bispo de Assis, desenvolve diversos projetos para reinserção social dos reeducandos como jardinagem, lava-jato, horta e a confecção de vasos de alvenaria, que são vendidos e geram renda para a manutenção dos projetos, além de reparos e reformas. Os projetos de jardinagem e de confecção de vasos são iniciativas da professora Margareth Oliveira da Cunha Vila Real, do Colégio Estadual Silva Dourado, que tem extensão educacional na Unidade Penal de Arraias.
A equipe visitou ainda o Colégio Militar do Estado do Tocantins Jacy Alves de Barros, que passa por revitalização das áreas internas e externas da escola, por iniciativa e contrapartida da Associação de Apoio Escolar, que conta com a parceria de sua comunidade escolar. O Colégio também recebe o apoio do Programa Reeduca Tocantins. Os reeducandos realizam o trabalho de pintura do piso, da arquibancada da quadra esportiva e construção de uma lavanderia durante os finais de semana, conforme explicou o diretor da unidade, o subtenente Emanuel Júnior.
“O trabalho de parceria dos custodianos da unidade penal de Arraias promove a revitalização do ambiente escolar do Colégio Militar e é uma ação que merece ser valorizada por todos, uma vez que estes reeducandos recebem a oportunidade de, além da redução penal, ter um retorno à vida em sociedade com dignidade e aprendizagem de habilidades profissionais”, ponderou.
Já a diretora regional, Thaís Tavares Amorim, destacou que essa articulação entre unidade escolar e unidade penal é importante para o desenvolvimento educacional e social.
“É uma satisfação conhecer mais de perto e apoiar o Programa Reeduca Tocantins na Unidade Penal de Arraias e constatar que está sendo realizado um trabalho de excelência, e que este vem oportunizando aos reeducandos a inserção no meio social, através de ações tão importantes, como o acesso à educação e participação em projetos educativos e profissionalizantes”.