Untitled Post
- On:
- 0 comentário
O juiz Decildo Ferreira Lopes, de Campos Belos, mandou, recentemente, a prefeitura de Campos Belos que providenciasse um abrigo para crianças em situação de risco na cidade, sob pena de multa diária de R$ 2 mil.
A intenção do juiz é corretíssima. Cumpre a Constituição Federal, o Código da Criança e do Adolescentes (ECA) e mais que isso, socorre e abriga crianças indefesas, boa parte delas em situação de penúria por irresponsabilidade dos pais.
Já que o Magistrado demonstra preocupação com a futura geração, que tal acatar a nossa sugestão.
Quatro anos após ser introduzido pela primeira vez em uma cidade no Estado de São Paulo, o toque de recolher para menores de 18 anos é apontado pelas autoridades como responsável pela redução de 80% dos atos infracionais e de 82% das reclamações do Conselho Tutelar, no município de Fernandópolis.
A medida, que proíbe a permanência de menores nas ruas após as 23 horas, foi imposta em maio de 2005 pelo juiz da Infância e da Juventude de Fernandópolis, Evandro Pelarin, para reduzir a delinquência juvenil e evitar que os menores ficassem até tarde nas ruas consumindo bebidas alcoólicas e entorpecentes.
É evidente que os jovens detestam a medida e, por outro lado, os pais aplaudem de pé.
Mas mais do que agradar ou desagradar, a medida é eficiente.
Em Campos Belos é absurdamente grande o número de adolescentes, e às vezes crianças, participando das altas badalações da cidade e frequentando bares, botecos, danceterias, praças.
Os pais pouco podem fazer e eles, os adolescentes, pensam que já são adultos e donos da própria sorte.
O resultado de tudo isso é conhecido de todos: evasão escolar, pouco interesse pelos estudos, gravidez precoce, alcoolismo, usos de drogas e, muitas das vezes, o cometimento de crimes.
Em situações como esta, os pais se tornam impotentes diante do perigo e pouco podem fazer. É nessa hora que surge a mão pesada do Estado para evitar um mal maior.
Então Doutor, que tal copiar seus colegas do interior de São Paulo e ajudar muitas das famílias de Campos Belos?!