Untitled Post

Água salobra (popularmente e erroneamente conhecida como “água saloba”) é aquela que tem mais sais dissolvidos que a água doce e menos que a água do mar.

Tecnicamente, considera-se água salobra a que possui entre 0,5 e 30 gramas de sal por litro.

A água salobra é típica dos estuários e resulta da mistura da água do rio correspondente com a água do mar.

Também se encontra água salobra de origem fóssil em certos aquíferos associados a rochas salinas.

Bem, a água salobra sempre foi um problema crônico na cidade de Campos Belos.

Há décadas, a população espera por uma solução do governo local e estadual, para levar, às torneiras, água boa para matar a sede, bem como para diversos usos, sem os efeitos pervessos dos sais dissolvidos.

Uma das soluções mais aguardadas era a canalização da água doce do Rio Mosquito, sediado no município, mas distante da cidade cerca de 40 km.

A promessa, feita há mais de 30 anos, nunca foi cumprida.

Mas uma boa notícia, enfim, apareceu.

O Governo do Prefeito Sardinha e o Governo Estadual, por intermédio da Saneago (estatal de água de Goiás) instalaram equipamentos dessalinizadores na estação de captação de água da cidade.

Desde então, Campos Belos conta, em suas torneiras, com água doce, e tem beneficiado toda a população.

Em entrevista exclusiva ao programa radiofônico A Cidade Em Foco, pela RCB AM 1520, do Radialista Hamilton Mendes,o ex- diretor de produção da Saneago,Luiz Humberto Gonçalves Gomes, um dos responsáveis pela realização da obra, garantiu que “ela veio para ficar”.

Segundo o Diretor, o processo já foi usado em vários paises, inclusive no oriente médio, e que esta foi uma grande solução para a questão da dureza da água consumida em Campos Belos.

O prefeito Sardinha também comemorou. No site oficial da prefeitura, ele afima que “ o problema histórico de Campos Belos foi resolvido pela administração do prefeito Neudivaldo Xavier de Oliveira Sardinha”.

Diz também que numa “parceria com o Governo do Estado, por meio da empresa de Saneamento de Goiás – SANEAGO, através do ex-diretor de produção da empresa, Luiz Humberto Gonçalves Gomes “Betinho” e Rafael José dos Santos, que reivindicou a obra e cobrou das autoridades do Estado para que fosse realizada”.

Afirma ainda que “a população comemora um dos maiores benefícios de sua história com o início da operação de uma grande obra da Saneago, para melhoria e redução da dureza da água distribuída aos consumidores”.

E solicita colaboração da população no uso racional da água.

“A Saneago sugere que os reservatórios dos domicílios, comércio, indústria, colégios, hospitais e outros, sejam lavados pelo menos de seis em seis meses para maior garantia de qualidade da água.”

Deixe um comentário