Jornal “O Popular”: Reconstrução da Go-118 é antecipada para fevereiro


Devem ter início em fevereiro as obras de reconstrução de 14 rodovias estaduais em Goiás. 

O anúncio é do presidente da Agência Goiana de Transportes e Obras Públicas (Agetop), Jayme Rincón. 

Segundo ele, os trabalhos serão antecipados em dois meses – o cronograma inicial previa obras a partir de abril (confira os trechos que serão atendidos em quadro desta página). 

Enquanto isso, continuarão a ser realizadas obras emergenciais de manutenção das vias – os chamados tapa-buracos – que, segundo o presidente da Agetop, não serão paralisados nem mesmo durante o período chuvoso.

De 18 trechos que necessitam de constante manutenção e para os quais a Agetop mantém contratos com esta finalidade, apenas 2 tiveram estas ações interrompidas: GO-070, entre Goiás e Itapirapuã; e GO-320, entre Indiara e Paraúna. 

Jayme Rincón pondera que nestes dois trechos os técnicos constataram que o trabalho de manutenção que vinha sendo realizado nestas rodovias – chamado de reperfilamento, uma solução entre a reconstrução e o tapa-buraco – foi considerado inviável.

 “Para estes pontos, serão antecipados os processos para que sejam também reconstruídas as vias”, argumenta o presidente.

A reconstrução das 14 rodovias, que será iniciada no mês que vem, é a segunda etapa do Programa Rodovida Reconstrução. 

Na primeira etapa, realizada no ano passado, foram refeitos cerca de 2 mil quilômetros de estradas estaduais. 

Após serem concluídos os 932 quilômetros desta segunda etapa, ainda restarão 1.187 quilômetros de vias que também serão refeitas, de acordo com Jayme Rincón, ainda em 2013. “Esta outra etapa terá início por volta dos meses de maio ou junho”, antecipa.

Dos trechos que passarão pelas obras de reconstrução a partir de fevereiro, a Agetop elege como os mais críticos os que estão localizados entre Indiara e Paraúna, na GO-320; Edéia e Edealina, na GO-215; e entre Goiás e Itapirapuã, na GO-070. 

Serão investidos para estes trabalhos, segundo o presidente do órgão, o equivalente a R$ 260 milhões. 

Para 2014, outros 1,3 mil quilômetros de rodovias estaduais serão reconstruídas, conforme cronograma da Agetop, com custo de R$ 228 milhões. 

As três etapas somarão cerca de 5,5 mil quilômetros de estradas refeitas, aproximadamente 50% da malha viária estadual pavimentada no Estado.
TAPA-BURACOS

O presidente da Agetop considera que os efeitos das operações tapa-buracos que vêm sendo realizadas desde o ano passado nas rodovias que necessitam apenas de manutenção – e não de reconstrução – durarão mais tempo. 

Jayme Rincón argumenta que houve uma mudança significativa no modelo do contratos firmados pela Agetop com as empresas que prestam esse tipo de serviço.

 “Hoje as empresas recebem por trabalho prestado. Se não fizer, não recebe”, diz.

Para este trabalho de tapa-buracos, o Estado foi dividido, para efeito de contratação das empresas, em 34 lotes – 20 para atender a malha pavimentada e 14 para a malha não-pavimentada. 

Nestes locais, além do tapa-buracos são realizados outros serviços, como remendos profundos, selagem de trincas, recomposição de elementos de drenagem superficial, roçagem, limpeza e pintura, manutenção de pontes e outras ações.

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