Leitor diz que administração do Parque Estadual Terra Ronca é omissa
- On:
- 0 comentário
“O Rio São Vicente é o maior e mais importante rio da micro-bacia do PETeR (Parque Estadual de Terra Ronca).
O parque tem problemas graves de descaso, administração incompetente, omissa e até mesmo fraudulenta no trato da questão de indenizações.
Já tivemos lá, até mesmo o absurdo de uma carvoaria em área do proteção APA.
Pessoas que tiveram a coragem de denunciar à época foram ameaçadas.
A WWF já la esteve, há alguns anos, com uma reportagem do fantástico que colheu mostras de água no Rio São Bernardo, quando constatou-se a poluição das águas por agrotóxicos vindos do altiplano e das culturas baianas de soja.
Nada foi feito!!! Sim, o agronegócio não tem limites, não respeita nada e tem poder econômico para desfazer qualquer coisa.
Somos pequenos como esses homens andando dentro desses horríveis tuneis de voçoroca e eles fabulosos fazendeiros em suas casas e carros esplendorosos.
Mas, se o parque estadual que fosse devidamente administrado e cuidado com a devida importância nunca deixaria isso acontecer.
As fotos revelam algo que vem acontecendo há anos…uma erosão dessa dimensão não acontece do dia pra noite….
Isso prova que não há administração no PETeR, não há fiscalização, não há respeito à Lei, não há respeito à dignidade humana da população local, que se viu sem suas terras e sem indenização e agora se vê soterrada em seu curso de água de onde retiram a vida e o lazer dos domingos!!!!
Vejam as fotos e me digam, se algum tiver o conhecimento para isto: quantos anos essa enxurrada criminosa está derramando lama e agrotóxicos na nascente desse pobre e belo rio?! desculpem mas estou mesmo chocado!!!!
Parabéns, Dinomar, e também a “Ziro” pela denúncia…aliás fiquei sabendo que só após o “Ziro” subir a cavalo e chegar ate o local é que os responsáveis pelo Parque resolveram fazer o mesmo.
Há um processo antigo no Ministério Público que pede a federalização do PETeR, tendo em vista uma vasta documentação que comprova a incapacidade do governo de Goiás de administrá-lo. Mais uma prova esta aí.
Quem provocou isto deve ser punido e exemplarmente – mas isto dependerá muito da voz da comunidade (acho que vai ser muito difícil!).
Mas a SEMARH é a maior responsável por este desastre. Espero que este blog não tenha apenas interesses políticos e não filtre este comentário!!!!”
Publicamos:
Mais um acidente ambiental na Serra Geral. Desta vez, em São Domingos de Goiás, no parque estadual Terra Ronca