Reunião em Campos Belos definirá finalização das obras do IML


Será realizada hoje (15/3) uma reunião, às 10 horas, no Instituto Médico-Legal de Campos Belos, para tratar de detalhes sobre a obra da unidade que atenderá o Nordeste goiano. 
O procurador-geral de Justiça, Lauro Machado Nogueira, e os promotores André Luís Ribeiro Duarte, que responde por Campos Belos, e Douglas Roberto Ribeiro Chegury, da Promotoria de São Domingos, já confirmaram que estarão no encontro.
Também vão participar da reunião o secretário estadual de Segurança Pública e Justiça, Joaquim Mesquita; o delegado-geral da Polícia Civil, João Carlos Gorski; a superintendente da Polícia Técnico-Científica, Rejane Barcelos; além de prefeitos, vereadores e secretários da região.
Iniciativa inédita – Em busca de uma solução para o problema, com a construção de um IML para a região, os promotores de Justiça e juízes da região, há cerca de um ano, mobilizaram entidades como o Rotary, Maçonaria e a população. 
Assim, foi feita uma proposta ao governo estadual para que a sociedade, com o apoio do MP, arcasse com os custos da estrutura física da obra e a administração estadual, com os demais recursos necessários.
Assim, em 2011, foi criada uma circunscrição da Polícia Técnico-Científica em Campos Belos, que foi regulamentada pela Portaria n° 213/11, da SSPJ. 
Na sequência, articulações resultaram na cessão de uso de um terreno da Agetop para a segurança pública, onde as obras seriam erguidas.
A partir de parcerias com outras entidades, pessoas físicas e empresas, o prédio pôde ser erguido, inclusive com a realização de mutirões de pedreiros e uso de mão de obra carcerária. 
Os recursos necessários também vieram de transações penais, termos de ajustamento de conduta e realização de eventos por entidades de classe, como os ruralistas, que contribuíram com renda auferida em leilões de gado e eventos festivos. 
Conforme destaca André Duarte, as obras foram construídas “sem um real de dinheiro do Estado” e com total acompanhamento do Conselho de Segurança de Campos Belos. 
(Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MP-GO)

Deixe um comentário