Parceria pioneira viabiliza IML em Campos Belos
Secretário Joaquim Mesquita, o procurador-geral de Justiça Lauro Machado, o delegado-geral da Polícia Civil, João Carlos Gorski, e a superintende da Polícia Técnico-Científica, Rejane Sena Barcelos, vistoriaram as obras |
O IML de Campos Belos atenderá sete cidades de Goiás e cinco do Tocantins |
Promotor André Luis Ribeiro ajuda os trabalhadores na massa de cimento |
Localizada a 630 quilômetros de Goiânia, Campos Belos é cenário de uma parceria inédita no setor de segurança pública em Goiás.
Graças à ação conjunto de Ministério Público, Poder Judiciário, Secretaria da Segurança Pública e Justiça, empresários, Rotary Club e empresários, o município ganhará um Instituto Médico-Legal (IML) totalmente construído sem ônus para o Estado.
A obra, iniciada em 2011 por iniciativa do promotor André Luis Ribeiro Durante e com previsão de término para até julho deste ano, foi totalmente construída com recursos oriundos de doações e de transações penais.
Engenheiros da mineradora que atua no município se responsabilizaram pelos projetos e execução. A mão de obra é de reeducandos. A SSPJ-GO adquiriu os equipamentos, no valor de R$ 545 mil.
Mas as parcerias não param por aí. A SSPJ-GO está em negociações com a Secretaria da Segurança Pública do Tocantins para que o Estado vizinho forneça os médicos e peritos para trabalharem na unidade.
Com o convênio firmado, o IML atenderá a sete municípios goianos e cinco tocantinenses (veja abaixo). Atualmente a demanda da região é atendida por Formosa, a 284 quilômetros.
Na última quinta-feira, 15, uma comitiva formada pelo secretário Joaquim Mesquita, o procurador-geral de Justiça Lauro Machado, o delegado-geral da Polícia Civil, João Carlos Gorski, e a superintende da Polícia Técnico-Científica, Rejane Sena Barcelos, vistoriou as obras.
Joaquim Mesquita aprovou a estrutura, que também receberá o 1º Distrito de Polícia, e enalteceu o trabalho do Ministério Público.
“É preciso ressaltar o trabalho do promotor André Luis. Esta iniciativa beneficiará enormemente a população dessa região”, disse.
A superintendente da SPTC, Rejane Barcelos, informou que todos os equipamentos já foram adquiridos, como geladeiras e mesas.
Assim que a obra for concluída, explica, eles poderão ser instalados imediatamente.
A visita ao canteiro de obras também teve a participação de outras autoridades, como o comandante-regional da PM, Luiz Jesus, promotores, agentes da Agência Goiana da Execução Penal e vereadores, além de empresários e representantes dos moradores.
Obra está em fase adiantada e deve estar pronta até julho
O promotor André Luis Ribeiro explica que todos os recursos oriundos de transações penais são depositados em uma conta do Conselho de Segurança (Conseg) de Campos Belos específica para a obra.
Dessa forma, a utilização integral da arrecadação no IML.
Além dos recursos, boa parte do empreendimento foi possível graças à doação de material por parte de empresários locais.
Outro fator que torna a construção mais econômica é o uso de mão de obra de reeducandos. “Eles, além da redução da pena em um dia para cada três trabalhados, ainda recebem uma ajuda de custo”, afirmou.
- – Campos Belos
- – Monte Alegre
- – São Domingos
- – Divinópolis
- – Terezina de Goiás
- – Cavalcante
- – Alto Paraíso
- – Arraias
- – Novo Alegre
- – Lavandeiras
- – Aurora
- – Combinado