Ferrovia que passará por Campos Belos, Arraias, Combinado até Taguatinga ainda não tem dinheiro do PAC
A informação foi repassada ao deputado federal, Ângelo Agnolin (PDT-TO), na tarde desta última quarta-feira (20/03), pelo diretor de Planejamento da Valec, Jair Galvão.
Segundo ele, nas próximas semanas as obras dos projetos remanescentes serão retomadas e a ferrovia passará a funcionar até Anápolis (GO).
A má notícia, entretanto, diz respeito à Ferrovia da Integração Oeste-Leste (Fiol).
Segundo o diretor de Planejamento da Valec, Jair Galvão, o trecho que liga as cidades de Barreiras (BA) a Figueirópolis (TO), de 505 quilômetros, ainda está na fase de desenvolvimento de projetos e não possui recursos assegurados pelo PAC.
A ideia tanto do deputado federal, Ângelo Agnolin, quanto da Valec é que esse trecho fosse interligado à Ferrovia Norte/Sul.
“Com isso, nós teríamos uma importante integração nacional entre as ferrovias do País, o que, certamente reduziria os custos de produção e aumentaria sobremaneira a competitividade da produção brasileira no cenário internacional”, comentou o deputado.
De acordo com o deputado, a partir de agora, sua bandeira será mostrar a todos os agentes envolvidos nos setores de logística, infraestrutura e transporte do Governo Federal, que esse trecho (Barreiras-BA a Figueirópolis-TO) é uma prioridade estratégica, sob o ponto de vista econômico.
Emendas
Dentro deste assunto vale ressaltar que o deputado federal, Ângelo Agnolin, possui uma emenda que inclui o trecho “Barreiras-BA a Figueirópolis-TO”, como parte específica da Fiol, na Medida Provisória nº 606, que autoriza a concessão de subvenção econômica ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), em projetos de infraestrutura logística direcionados a obras de rodovias e ferrovias, objeto de concessão pelo Governo Federal.
O que é a Ferrovia de Integração Oeste-Leste?
A Fiol foi idealizada na década de 50. A estimativa é de R$ 6 bilhões (valor global).
Trecho no Tocantins é de 400 km
Municípios: Alvorada, Arraias, Aurora do Tocantins, Combinado, Conceição do Tocantins, Figueirópolis, Gurupi, Lavandeira, Novo Alegre, Paraná, Peixe, Ponte Alta do Bom Jesus, Sucupira, Taguatinga e Taipas do Tocantins, além de Campos Belos (GO).
Tipos de carga
A Fiol facilitará o escoamento de grãos, minérios e biocombustíveis produzidos no oeste, sudoeste e sul da Bahia, além de se consolidar como uma alternativa ao escoamento da produção agroindustrial do Centro-Oeste brasileiro.
Quanto à importação, a ferrovia transportará fertilizantes, derivados de petróleo do litoral para o oeste baiano e outros insumos. A capacidade de movimentação inicial é de 40 milhões de toneladas por ano.
Custo de transporte