Seminário discute modelos ecológicos e sustentáveis para gestão da água em Alto Paraíso de Goiás



Especialistas apresentam diretrizes para o tratamento da água no município que pertence à Chapada dos Veadeiros, onde estão localizadas importantes nascentes que abastecem o país




A Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge e a RIV – Rede de Integração Verde – realizam neste sábado e domingo, 6 e 7, o “Seminário Água Sustentável para Alto Paraíso” que acontecerá no auditório do Chappada Hotel , em Alto Paraíso de Goiás. 


O evento é patrocinado pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Goiás, UnB Cerrado e Chappada Hotel, com apoio do Conselho Municipal de Meio Ambiente, (COMDEMA), Prefeitura Municipal, Instituto Biorregional do Cerrado (IBC) e Universidade Aberta do Brasil (UAB).


Com objetivo de buscar soluções sustentáveis para o fornecimento e tratamento da água do município, especialistas apontarão tecnologias ecológicas para informar e sensibilizar o poder público, profissionais, e interessados do tema para o sistema de gestão e tratamento de água, que correspondam a um desenho urbano adequado a realidade do local.


Alto Paraíso é um município de cerca de 6.800 habitantes, localizado na Chapada dos Veadeiros e possui o título de Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO. 


A região é altamente estratégica quanto a disponibilidade e manejo de recursos, como a bacia hidrográfica do Tocantins-Araguaia, por exemplo, que tem grande parte de suas nascentes na Chapada dos Veadeiros. 


É a segunda maior região brasileira em termos de disponibilidade hídrica, apresentando 13.624 m3/s de vazão média, equivalente a 9,6% do total do país.


Atualmente a gestão da água é feita pela SANEAGO e existem projetos de instalação de uma ETE – Estação de Tratamento de Esgoto. 


Dentro desta realidade, será apresentado o diagnóstico do município pela professora da UnB Valéria Belloto. 


As diretrizes ecológicas serão apontadas por Fernando Urcker, da UFG, que falará sobre o tratamento de esgoto com plantas; Urich Zens, que abordará o paisagismo urbano e a drenagem urbana com plantas e Guilherme Castagna (Fluxus), que apresentará os Sistemas Ecológicos de Tratamento de Esgoto e as linhas de financiamento.


O Seminário conta ainda com a participação do Presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Estado de Goiás, John Mivaldo da Silveira, que abordará a importância do desenho urbano da uma cidade, visto a proximidade da revisão do Plano Diretor de Alto Paraíso. 


A ideia é consolidar as informações do seminário em resolução do município, na busca de captação de recursos para implantar um sistema de tratamento de esgoto nos moldes apresentados e que venha a ser referência para outras regiões semelhantes, e assim garantir a qualidade de vida, sustentabilidade e proteção ao meio ambiente.


FONTE: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Alto Paraíso

Deixe um comentário