Chapada dos Veadeiros ganha guia online. Campos Belos e Terra Ronca foram inclusos
- On:
- 0 comentário
Uma das regiões mais belas de Goiás, a Chapada dos Veadeiros ganhou um guia turístico específico para suas atrações e paisagens.
O material foi lançado recentemente por João Bittencourt Lima e Mara Moreira, que percorreram onze municípios da região Nordeste de Goiás para produzir o material.
Ao todo, foram lançados um guia, um mapa, uma revista e o site http://www.guiachapadaveadeiros.com. Um aplicativo para smartphones será lançado em setembro.
“Com o aplicativo, o usuário poderá saber, por exemplo, onde há uma farmácia, uma pousada ou uma cachoeira mais perto de onde ele estiver”, explica o criador do projeto.
João Lima cita ainda postos de combustível, hotéis, pousadas, restaurantes, serviços públicos e outros itens de interesse dos turistas. “Tudo georreferenciado no site”, complementa.
Há ainda quatro roteiros para percorrer de bicicleta. O Roteiro Itiquira é o mais curto, com 83 quilômetros de extensão.
Já os roteiros Terra Ronca, Kalunga e a Volta ao Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros possuem mais de 200 quilômetros cada.
A disposição dos roteiros conta com dados de altimetria e outras informações úteis a quem se aventurar por esses caminhos.
Superintendente executiva da Semarh, Jacqueline Vieira recebeu todo o material, que conta com apoio do governo de Goiás, para o desenvolvimento do projeto em outras regiões.
Jacqueline destacou a importância da Reserva da Biosfera Goyaz para o equilíbrio ambiental do Estado.
“A riqueza natural da Chapada e de toda a Biosfera Goyaz é imensa. Temos que ser cuidadosos com o tipo de atividade que queremos desenvolver na região”, afirma.
Ao todo, quatro unidades de conservação compõem a região.
A maior delas é o Sítio Histórico do Patrimônio Cultural Kalunga, seguido pelo Parque Estadual de Terra Ronca, pelo Parque Nacional da chapada dos Veadeiros e pela Reserva indígena Avá-Canoeiro.
A Secretaria Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) está presente na Reserva da Biosfera Goyaz com ações de educação ambiental e fiscalização, entre outras.
Com redação da SEMARH