São José do Tocantins começa a reagir às pressões


Por Jefferson Victor, 
CELG


Faz tempo que questiono a prestação de serviços deste quarteto. Cada um com a sua particularidade contribui de forma negativa para merecerem o título acima.


Segundo um ex-gerente da Celg, os constantes apagões no período chuvoso se dão principalmente pela falta de manutenção da rede de transmissão de São Domingos até a subestação de Campos Belos.


Segundo ele, os trechos de despenhadeiros, os quais são de difíceis acessos, as empreiteiras fazem de conta que reparam as redes nessas localidades, e o pessoal da Celg faz de conta que fiscaliza, e com isso, principalmente os isoladores são responsáveis pelas constantes quedas de energia que assolam nossa região há décadas.


Estes fatos já foram por mim denunciados ao Ministério Público há uns sete anos e até o momento nada foi providenciado, já estive com vários promotores, mas até o momento nenhum parece dar andamento à Ação Civil Pública por mim proposta.


A solução definitiva para o problema é a construção de uma rede de 69 mil volts, que além de ser uma rede alta, seria usada somente para transmissão, e da subestação sairia uma rede baixa de distribuição, com isso eventuais problemas na zona rural não interferiria no fornecimento urbano.


CORREIOS


Os Correios aqui em Campos Belos representa um problema crônico, parece não ter solução. 
Tenho denunciado este desmando em todas as localidades possíveis, tais como: Ministério das Comunicações, Ouvidoria dos Correios, Presidência dos Correios, Gerencia Regional e até mesmo à Secretaria Geral da Presidência da República  e até o momento nada mudou, parece haver conivência desses órgãos com a má administração de nossa agência.


Sabemos que os Correios a nível nacional têm problemas, mas em Arraias e Taguatinga no Estado do Tocantins os problemas são bem menores. 
Moradores daquelas localidades dizem quase não ter problemas no recebimento de suas correspondências, razão pela qual reitero que o nosso problema aqui é administrativo.


SÃO JOSÉ DO TOCANTINS


A São José do Tocantins, a campeã de irregularidades, diante da pressão exercida por populares através do movimento Fora São José e com a  concorrência que começa a incomodá-la, tomou algumas providências, tais como: Retirou os ônibus sucateados que faziam os extras e trocaram por veículos em melhores condições, inclusive, com ar refrigerado e banheiros.


Durante todo o mês de julho disponibilizaram ônibus as 10:30 h diariamente para Goiânia, sendo que antigamente só às segundas, quartas e sextas, e continuam pelo mês de agosto, numa demonstração que mudanças são necessárias.


Há também informações seguras de que ônibus novos foram adquiridos para atuarem em nossas linhas, e que devido a um atraso por parte dos fornecedores estes veículos ainda não entraram em atividade, mas que brevemente seremos agraciados com esta tão desejada mudança.


Espero que as linhas de Cana brava, São Domingos, e Cavalcante também possam receber alguns benefícios, e que também procurem fazer manutenção periódica nos veículos, evitando-se assim episódios como o caso do veículo que soltou pneus traseiros em plena viagem.


SANEAGO


Com relação à Saneago, nada mudou. Tomamos  água salobra, e não há nenhuma indicação de que voltaram a usar as 2,5 toneladas de sal necessários para limpeza dos filtros, procedimento obrigatório  para que haja melhoria na qualidade desta água.


A água é tratada, porém seu sabor é  reprovado por todos , o que faz com que a maioria da população tome água mineral ou então recorra a poços particulares em busca de água doce.


Outro fator repugnante, é a taxa de esgoto cobrado pela empresa. Já entreguei ao MP documentos comprobatórios  que mostram que o nosso esgoto não cumpre o seu propósito, já que a população ribeirinha consome o nosso esgoto urbano.


São tratados cerca de 60 litros de esgoto por segundo, acontece que grande parte das casas que margeiam os córregos, jogam dejetos diretamente em seus leitos, com isso, o percentual tratado encontra com esgoto in natura, tornando-se desta forma inútil o tratamento inicial.


E nós pagamos por esta farsa. Na matéria em que abordei este assunto, um anônimo com um alto grau de conhecimento, o qual suponho seja funcionário da empresa, diz que a fiscalização não cabe à Saneago e que o povo  é ignorante por jogar água da chuva na rede de esgoto.


Lamento que não tenham emitido uma nota oficial, pois tenho evidências claras, inclusive filmagens, declarações escritas e fotos já em poder do Ministério Público e que provam as minhas argumentações.


Estou nesta luta em quatro frentes em busca de melhorias para nossa comunidade. Se vai dar em nada eu não sei, mas tenho me esforçado para fazer valer os meus direitos, e indiretamente beneficiar a todos de forma coletiva.


ESTAMOS ATENTOS A ESSE QUARTETO, NEM TUDO QUE FAZEM DE ERRADO ESCAPA AOS NOSSOS OLHOS.

Deixe um comentário