Campos Belos: linha de Transmissão da Celg não resiste aos primeiros chuviscos


Por Jefferson Victor, 
O período chuvoso se aproxima e com ele os problemas de energia de Campos Belos se intensificam.

Sempre que questionada, a Celg informa que no período da seca as linhas de transmissão e distribuição são revisadas, como forma de melhoria na qualidade dos serviços prestados pela empresa.


Dias atrás presenciei um bate papo entre funcionários Celg, no qual anunciavam que já tinham trocado mais de cem isoladores na rede procedente da usina de São Domingos.

Na verdade sempre fazem manutenção no período da seca, porém, segundo informações oficiais passadas  por um ex- gerente da Celg, esta manutenção é feita de forma parcial. 



Segundo ele, as empreiteiras, nos locais de difícil acesso, fazem de conta que revisam e o pessoal da Celg faz de conta que fiscaliza.

No dia 17 deste mês de setembro, começou uma pequena ventania, daquela típica que precede as chuvas, e imediatamente houve o primeiro apagão.


Foram cinco interrupções no período de aproximadamente três horas, até que de madrugada, após um breve chuvisco, a energia acabou de vez, sendo restabelecida no dia seguinte no período da manhã.

Não há eletrodoméstico que resista a tantas quedas de energia.


Quando queimam é uma peregrinação para ressarcimento do conserto. Entra em cena a burocracia da Celg. 
Fazem questionamento sobre a veracidade do ocorrido e sempre recorrem para não restituir ao usuário os valores pagos pelos consertos.

Tenho uma proposta de Ação Civil Pública  em desfavor  da Celg, para que seja construída uma rede de 69.000 volts, que, segundo o ex-gerente da empresa, é a solução definitiva para resolução deste problema que se arrasta por décadas.


Esta ação foi protocolada ainda na época do Doutor Gezi. Foi dada sequência pela Doutora Patrícia, a qual me convocou para dar algumas explicações sobre o pedido. 

E espero que agora, diante de tantas evidências, o MP dê sequência no processo como forma de resolver esta pendência.

Sabemos que o período chuvoso contribui para as interrupções, mas com uma manutenção bem feita podemos ter um serviço de qualidade.


Eficiência mesmo a Celg tem demonstrado no dia do corte por falta de pagamento. Um verdadeiro exército se forma, e não tem clemência.

Estamos atentos, Celg, nem tudo que fazem de errado escapa aos nossos olhos.

Deixe um comentário