Produtores de Arraias (TO) fazem curso sobre a olericultura



Curso visa implantação de uma horta circular, empregando tecnologias apropriadas a produção de alimentos livres de inseticidas e agrotóxicos.


Com o objetivo de organizar a produção entre os agricultores familiares e qualificar o serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural, o governo do Estado, por meio do Ruraltins – Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins, promove no município de Arraias, a 413 km de Palmas, o curso sobre olericultura no modelo PAS – Produção Agroecológica Sustentável, para técnicos e produtores.

A capacitação, que vai até o dia 25, acontece na comunidade tradicional Cajueiro, distante 14 km da cidade, e tem como meta a implantação de uma horta circular, empregando tecnologias apropriadas a produção de alimentos livres de inseticidas e agrotóxicos. 



O modelo de produção empregado no curso integra o cultivo de verduras e a criação de animais como aves e peixes.

De acordo com o gerente de olericultura do Ruraltins, Valdivino Fraga, além de capacitar os participantes na produção de alimentos saudáveis, ricos em vitaminas e sais minerais e de baixo custo, a iniciativa também promove o resgate da cidadania. 



“O curso está acontecendo de forma prática e menos teórica. Queremos demonstrar aos agricultores familiares a viabilidade do projeto no desenvolvimento local e regional por meio da produção de hortaliças”, disse.

Conforme o gerente do Ruraltins em Arraias, Antônio Conceição, a horta está sendo implantada em uma área de 2.500 m².



“Até o momento os participantes já fizeram a limpeza do local, demarcaram a área dos canteiros e gradearam o terreno. 


Em fase de construção está o reservatório de água para os peixes e o poço artesiano, de onde será retirada água para a irrigação da horta”, conclui Conceição.

O curso está sendo realizado em parceria com a Prefeitura do município e conta com a participação de 19 técnicos e 22 produtores, homens e mulheres. 



PAS

O projeto PAS (Produção Agroecológica Sustentável) é um sistema de consórcio na produção rural, implantado para a agricultura familiar, que tem por objetivo diversificar as atividades agrícolas de pequeno produtor rural. 



O Sistema já é empregado em alguns Estados do Brasil, a exemplo da Bahia, de onde o modelo foi trazido pelo Ruraltins.


Fonte: Ruraltins

Deixe um comentário