Campos Belos: devido um erro operacional, Saneago distribui água barrenta aos moradores


Por Jefferson Victor, 
Não é à toa que venho questionando os serviços prestados pela Celg e Saneago aqui em nossa cidade.



Se não bastasse as constantes interrupções de energia, de responsabilidade da Celg, a Saneago, por falta de um gerador de energia, sempre deixa de fornecer água tratada por ocasião dos apagões.

Nesta segunda feira, 21, a Saneago bombeou para todas as residências de Campos Belos uma água barrenta, coloração igual à enxurrada, numa demonstração clara que a água não estava dentro dos padrões recomendados.


Mesmo a energia tendo sida restabelecida ontem, hoje, 22, toda cidade ficou sem água no período da manhã. 



À tarde, algumas regiões da cidade tiveram o restabelecimento parcial, água fraca e com uma coloração barrenta, numa prova evidente  que o problema não foi resolvido.

Não consegui informações oficiais da empresa, porém, a informação é que houve uma falha operacional e que o problema só foi detectado após bombeamento para os reservatórios que fazem a distribuição.


Bactérias remuneradas



Estive viajando para Goiânia, e, curiosamente, andei lendo uma conta de água daquela localidade e descobri que lá não cobram a taxa de tratamento de esgoto.

Fui informado de forma extraoficial que esta taxa foi implantada após a instalação do tal filtro dessalinizador e que essa receita seria para cobrir a despesa com o sal usado nesse equipamento.


É estranho que um tratamento biológico gere despesas. Pagamos o equivalente a 13% do valor da água com essa taxa.

O esgoto ao chegar à estação de tratamento fica em decantação, não há nenhum trabalho humano. 



Primeiro, entram em ação as bactérias anaeróbicas e em seguida as aeróbicas, todo tratamento é biológico, então por que cobrar este tratamento?

Será que os microrganismos estão sendo remunerados? Agora como o esgoto está sendo jogado no rio Montes Claro em estado bruto, não seria alguma greve das bactérias por falta de pagamento ou condições de trabalho?


Esta é mais uma enganação da Saneago. Vou levar estas informações ao Ministério Público e pedir que esta taxa imoral seja extinta e o que foi pago que seja devolvido em dobro, como prevê a lei.


Saneago, nem tudo que fazem de errado escapa aos nossos olhos!!!

Deixe um comentário