Parque Terra Ronca, a rota das cavernas

Fotografias: José Humberto (cedidas pela Secretaria de Turismo de São Domingos)

Seiscentos milhões de anos atrás, a natureza se encarregava de formar uma das mais espetaculares atrações subterrâneas do hemisfério sul: as Cavernas de “Terra Ronca”, hoje consagradas como um dos maiores complexos espeleológicos,não só do Brasil, como da América Latina e também do mundo.

O nome do Parque soa estranho: “Terra Ronca”. 



A expressão deriva do rugido dos rios que atravessam as cavernas,e do burburinho das cachoeiras que despencam em suas entranhas.

Camufladas entre a paisagem ressequida do cerrado, e emolduradas pelo suave contorno da Serra Geral de Goiás, as cavernas do Parque, oferecem um ecoturismo de grande aventura, recheado de emoção e adrenalina.

No complexo, estão grandes sistemas de cavernas do Brasil. 



São mais de 60 cavernas “molhadas” atravessadas por rios, e 200 “cavernas secas”, mas apenas algumas foram exploradas,entre elas a Angélica, Terra Ronca I e II, São Vicente, São Bernardo, Lapa do Bezerra e São Mateus.

Sete delas constam da lista das trinta maiores cavernas do Brasil. A Angélica, com 14.100 metros de extensão é a 4ª colocada do país.



São várias cavernas esculpidas por rios, com formações moldadas durante milhões de anos, desde que a região era banhada pelo mar, no período Pré-Cambriano superior.

O parque da Terra Ronca foi criado em 1989 para preservar o complexo de cavernas, berço de incríveis formações calcárias, como as gigantescas colunas de estalactites, estalagmites (formadas por gotinhas impregnadas por calcário que pingam por milhares e milhares de anos).

A região do parque fica no Planalto Central Brasileiro, a noroeste de Goiás, na divisa com o estado da Bahia. 



A melhor opção para se chegar até o Parque de Terra Ronca é partir da Capital Federal rumo ao nordeste Goiano. Seguindo pela BR-020, o caminho é por Formosa, Alvorado do Norte e Posse. 


Em Posse, deixa-se a BR-020 em direção a Guarani de Goiás. O Parque de Terra Ronca fica aproximadamente 40km de Guarani de Goiás.

A cidade base para esse santuário natural subterrâneo é São Domingos, que fica 400km de Brasília e aproximadamente uns 50km de distância das cavernas.

A visão da gigantesca boca da Terra Ronca1 é dramática. 



O vão de entrada atinge fenomenais 96 metros de altura e 120 metros de largura, com salões medindo 760 metros de comprimento com 100 metros de altura, onde ocorre anualmente a cerimonia religiosa de Bom Jesus da Lapa.

Terra Ronca é um parque envolvente e misterioso. 



Ao desvendar as entranhas da terra, atravessar salões com estonteantes formações calcárias e deslumbrar a ousadia da natureza, de repente você se dá conta de que está adentrando em outro mundo, como se fosse uma viagem ao centro da Terra.

Para quem gosta de explorar cavernas, o Parque de Terra Ronca é um paraíso, e quem acha que não gosta, certamente mudará de opinião.

Enfim, Terra Ronca é um silencioso e encantador mundo subterrâneo, que hipnotiza e arrebata o visitante com suas surpreendentes atrações.



Texto: Tripadvisor




Deixe um comentário