UFT anuncia três novos cursos para o Câmpus de Arraias





Três novos cursos – Agroecologia, Tecnólogo em Mineração e Tecnólogo em Turismo e Gestão – serão implantados em no Câmpus da Universidade Federal do Tocantins (UFT) em Arraias. 


O anúncio da autorização para criação deste cursos foi feito na manhã desta quarta-feira (30) pelo reitor Márcio Silveira durante a abertura da Reitoria Itinerante no auditório Bala do Câmpus da UFT no município. 


Segundo o reitor, outros sete cursos da Universidade tiveram a criação aprovada pelo MEC em reunião com a equipe do Ministério da Educação realizada nesta terça-feira (29).


O Câmpus de Arraias já conta com os cursos presenciais de Pedagogia, Matemática e Educação no Campo, e com os três novos a serem implantados, com 50 vagas cada um, vai superar a meta da atual gestão de dotar os câmpus menores da UFT com pelo menos cinco cursos cada um. 




“É uma vitória neste final de ano para que a gente tenha uma UFT cada vez mais fortalecida”, comemorou o reitor.

Com a expansão a UFT passará a contar com 61 cursos de graduação. “Com isso, teremos novos concursos para docentes e técnicos-administrativos, com 120 e 138 vagas, respectivamente, e novos desafios de pensar a formação com qualidade nesses novos cursos”, comentou a vice-reitora, Isabel Auler.



Abertura – O início da Reitoria Itinerante no Câmpus de Arraias ocorreu no auditório do Bloco Bala. 


Os trabalhos foram abertos pela vice-reitora, professora Isabel Auler, e o diretor do Câmpus, professor Idemar Vizolli. 


O evento teve a participação da banda de música da Companhia Independente da Polícia Militar, que executou o Hino Nacional Brasileiro.


O diretor do câmpus apresentou um resumo das ações e obras de 2010 a 2013 e enfatizou a importância da participação de todas as categorias para a boa consecução das atividades realizadas no período. 

Destacou também questões administrativas, de estruturação e também sobre novos cursos de graduação e oferta de cursos de pós-graduação.A vice-reitora destacou que há um clima de pertencimento na Universidade, e que isto é bastante salutar. 
“Eu creio que estamos com projeto exitoso, todos os câmpus se envolveram com as comunidades locais e acadêmicas”. 


Isabel ressaltou a realização e o sucesso das Reitorias Itinerantes já realizadas em Miracema e Porto Nacional. “Nosso objetivo é encaminhar a UFT em uma gestão participativa”, destacou. 


A vice-reitora também apresentou o planejamento e as ações já executadas na gestão, como a criação da Prefeitura Universitária e também ações e recursos para fomento à pesquisa e pós-graduação, da área de ensino, de extensão e também relacionados aos assuntos estudantis na UFT.
Programação – As atividades da Reitoria Itinerante prosseguem durante a tarde desta quarta-feira com espaços para diálogo com a comunidade acadêmica (veja abaixo). 

Deverão ser debatidas questões como a consolidação/expansão do câmpus, definição de novos cursos, transferência da Escola Agrícola à UFT e tópicos relacionados a compras, recursos humanos, patrimônio, planejamento, obras, avaliação de cursos e movimento estudantil. 
À noite ocorrerão atividades relacionadas à Calourada Cultural, no Feirão da cidade, a partir das 20h.

Fonte: UFT

Deixe um comentário