Férias na Chapada dos Veadeiros: cenário de paisagens exuberantes no nortedeste goiano







Patrimônio Natural da Humanidade, o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (criado em 1961) é uma unidade de conservação ambiental que abrange uma área de 65.514 hectares de cerrado de altitude, abrigando uma rica e diversificada flora e fauna. 


A Chapada dos Veadeiros está localizado entre as cidades de Alto Paraíso (GO) e Cavalcante (GO). Cachoeiras, trilhas, morros e belíssimas paisagens são os destaques do parque.


O Vale da Lua localizado a 11 km do povoado de São Jorge, é um conjunto de formações rochosas causada pelo trabalho das águas do rio São Miguel. 


O lugar recebeu este nome por lembrar a paisagem lunar, há crateras e galerias subterrânea escavadas pelo atrito da areia (levada pela água) com as rochas. 


A trilha para chegar ao vale é de fácil acesso, no entanto para passar de uma piscina natural (lugares apropriadas para banho) para outra é mais complicado, pois é preciso subir pelas pedras. Como a atração está localizada em uma propriedade particular e necessário pagar uma taxa (R$ 10,00).


A Serra da Baleia pode ser vista da rodovia que liga Alto Paraíso ao povoado de São Jorge. Após uma longa caminhada até o topo, o visitante é recompensado uma maravilhosa vista, e segundo alguns misticos, é possível observar OVNIs. 


Já pra quem curte cachoeiras e trilhas, dentro do parque há trilhas que levam aos saltos de 120m e 80m do Rio Preto. 


Com cerca de duas horas de caminhada, a trilha é “pesada”, mas a vista é recompensante. Outros opções são as cachoeiras da Carioca e dos Canions, dentro do próprio Parque. 


Há também diversas cachoeiras espalhadas pela região em propriedades privadas, onde é cobrada uma pequena taxa para visitação.


Alto Paraíso
Localizada há 230 km de Brasília-DF e a 412 km de Goiânia-GO, Alto Paraíso é uma cidade cercada de beleza naturais e misticismo. 
Recentemente a cidade ficou conhecida pelo seu ar esotérico, que ganhou força com o “último” fim do mundo (21.12.2012), que de acordo com o calendário maia, encerraria um ciclo de 5.125 anos. 
Isso porque a cidade é cortada pelo paralelo 14, que também atravessa Machu Picchu, no Peru, e está em uma placa enorme de quartzo, de 4 mil metros quadrados, cercada por rochas e paredões. 
Os místicos acreditam que a região é o coração magnético do país e que a força dos cristais protege a cidade de qualquer profecia apocalíptica.
Publicação Original: Diário da Manhã
Fotografias:Reprodução/Naldeia,Reprodução/Espaço Turismo,Laryssa Machado


Deixe um comentário