Morre Dona Martinha Custódia, pioneira no povoado Barreirão


Morreu no último dia 13, aos 88 anos, Dona Martinha Custodia, uma das pioneiras do povoado Barreirão, município de Campos Belos. 

Apesar da idade, lutava ferozmente contra um câncer no pulmão. 

Nascida em 1925, Dona Martinha era mulher de “Seu” Manoel Rodrigues do Nascimento, muito conhecido e querido em Campos Belos, também falecido em 1989.

A família migrou do estado da Bahia para Goiás, enfrentando, naquela época, grandes dificuldades, vindo a cavalo com seus primeiros filhos. 

Mulher de fibra, trabalhou na roça, em serviço braçal, por longos anos, mas vivendo com muita fé e coragem. 

Logo vieram os outros filhos, que ao todo somaram-se dezesseis, sendo que perdeu quatro enquanto dava à luz e dois nos últimos 20 anos.

Pioneiros, foram os primeiros a habitar o Povoado Barreirão, que fica a 12 km da cidade de Campos Belos e construiu sua grande e honrosa família nesse mesmo povoado.

Católicos de muita fé, recebiam e apoiavam a visita de vários padres e bispos em sua casa para missões e festejos, geralmente criados e organizados pelo próprio casal. 

Muitos deles se realizam ainda hoje, como a Festa de São João Batista, que reúne anualmente centenas de pessoas da comunidade. 

Bispos, como Dom Alano e Dom Celso, conhecidos e queridos em toda a região, costumavam pousar, reiteradas vezes, em sua humilde residência. 

Certa feita, Dona Martinha e “Seu” Manoel Rodrigues chegaram a receber o bispo Dom Alano e mais 12 padres em uma missão religiosa que durou cerca de três dias. 

Por necessidade, princialmente para educação dos filhos, o casal mudou-se para a cidade de Campos Belos, mas nunca abandonou o querido e velho Barreirão. 

Ao partir, neste janeiro de 2014, após uma viuvez de 25 anos, Dona Martinha, que já era “Tetra Avó”, deixa 10 filhos (Valdeci da Saúde, professora Hildeth…), 43 netos, 63 bisnetos e quatro tetranetos. 

Nesse momento, de imensa tristeza para toda a família Rodrigues, só nos resta render esta prestigiosa homenagem a Dona Martinha, que edificou em Campos Belos uma linda família, criada e educada em pilares valorosos, como honradez, solidariedade, amor ao próximo, trabalho e dignidade. 

Sintam-se, todos da família Rodrigues, abraçados por todos nós, campos-belenses. 

Deixe um comentário