Radio Clube de Pernambuco, “A pioneira”, vai fechar as portas e será apenas mais uma Globo AM



Por Roberto Neponuceno da Veiga, Blog o2fm


Em breve, um livro inteiro da história do Rádio Brasileiro será rasgado: A Rádio Clube de Pernambuco, ela mesmo, a “PRA8 – A pioneira”, vai dar lugar a Rádio Globo AM – Recife.


Vale lembrar que o sistema Globo já possuiu uma AM em Recife (580Khz) que foi vendida a Assembleia de Deus, tendo em seguida “se arrependido” da negociação. Porém a igreja  não voltou atrás, nem mesmo recebendo  o dobro do que havia desembolsado para a compra.


A Rádio Clube AM é a mais antiga emissora de rádio do Brasil. 


Foi a primeira Rádio a realizar uma transmissão radiofônica no Brasil à partir de um estúdio improvisado na Ponte d’Uchoa, no Recife, em 6 de abril de 1919.


A Rádio Clube 720 entrou também para a história com a primeira transmissão ao vivo de futebol no Norte/Nordeste em 1931. 


Através de um decreto assinado em outubro de 1935, pelo então presidente Getúlio Vargas, a rádio recebeu permissão oficial para executar a radiodifusão no País.


Uma Historia reconhecida no Brasil inteiro e que lançou muitos artistas como: Paulo Gracindo, Mário Lago, Chico Anísio e muitos outros.


A Historia completa (isto foi só um resumo) da Rádio Clube de Pernambuco AM 720 continuará viva nos livros da História do Rádio Brasileiro e na mente ainda de muitos cidadãos acima dos 40 anos, que sempre acompanharam a Rádio Clube desde suas infâncias.

De acordo com minhas fontes de informação, as negociações  feitas estão sendo inspiradas na  música do Cecéu: 


“O que a gente faz
É por debaixo dos panos
Pra ninguém saber
É por debaixo dos panos
Se eu ganho mais
É por debaixo dos panos…”. 


O Assis, aquele senhor que fundou os Diários Associados, jamais concordaria com isso. 


Agora é aguardar e em breve “mandar flores” para nossa Rádio Clube de Pernambuco.


Publicação Original: Blog O2

Deixe um comentário