Diretório Acadêmico da UEG em Campos Belos reivindica melhorias e cobra vontade política da direção da Universidade
- On:
- 0 comentário

O Diretório Acadêmico da Universidade de Goiás (UEG), campus de Campos Belos, nordeste do estado, iniciou uma ampla campanha em prol de melhorias para os alunos.
Segundo Dieime
Clis Ferreira, um dos membros do Diretório Acadêmico, a UEG está em estado físico e assistencial caótico.
São ventiladores e ar-condicionados quebrados, lâmpadas queimadas, banheiros e salas mal cuidadas.
“Propomos fazer um debate amplo com o objetivo de conhecer a realidade da assistência estudantil na Instituição com a proposta de elaborar um documento que coordene as ações de concessão de bolsas, a implantação de políticas de moradia, alimentação, transporte, cultura, esporte e lazer, além de condições de acesso e permanência dos alunos na UEG”.
O estudante diz que a implantação de políticas sociais de atenção ao educando, de um modo geral, decorre da manifestação de interesses da comunidade acadêmica, que é o segmento mais diretamente afligido e, portanto, o mais indicado para pleitear ações que venham a convergir para o atendimento às suas necessidades.
Os alunos protocolaram um documento à direção da Universidade e cobraram do Diretor, Adelino Machado, uma lista de reivindicações que devem ser priorizadas, urgentemente:
1) facilitação do acesso às bolsas de assistência oferecidas pela universidade;
2) abono de faltas para os alunos das cidades circunvizinhas quando não dispuser de meio de transporte;
3) melhorias estruturais simples como consertar alguns ventiladores quebrados, trocas de lâmpadas que não funcionam nas salas e nos banheiros, uso de copo descartável para beber água, já que é anti-higiênico o uso do mesmo copo por todos; além da água não ser de qualidade;
4) concessão de auxilio os estudantes no quesito moradia com a criação de “Casa do Estudante”;
5) aprimoramento dos serviços de informática no âmbito da unidade, uma vez que são precários, quando não escassos, internet que nem sempre funciona sendo ainda de péssima qualidade e a manutenção dos computadores que estão totalmente desatualizados, além de que não pode pesquisar nada que a rede interna bloqueia, aumentar a velocidade da internet ajudaria melhor os alunos nos seus trabalhos;
6) incentivo à prática e realização de atividades de esporte, cultura e lazer dentro da universidade
7) realização de um planejamento orçamentário que permita e viabilize a participação dos acadêmicos aos diversos eventos de natureza cientifica artística, cultural e pedagógica que acontecem ao longo do ano.
O documento foi enviado tanto para o diretor quanto para os professores da UEG de Campos belos.
No próximo dia 24 de março está marcada uma manifestação, coordenada pelo Diretório Acadêmico, a ocorrer no pátio da unidade universitária.
A intenção é pressionar a direção da Universidade por melhorias.
Este Blog apoia os alunos e estará à disposição dos universitários na luta por uma universidade de qualidade.
É sempre bom lembrar que em nosso país não falta dinheiro para a educação. O que falta é vontade política para realizar e implantar inovações e melhorias.
Reivindiquem e cobrem! este é o único caminho.