Poluição no Rio Bezerra. Ribeirinhas voltam a denunciar: a água está verde-escura

 Outro episódio: há alguns meses uma mortandade
 de peixes ocorreu na mesma área 



Hoje cedo recebemos a informação de um morador da beira do Rio Bezerra, que divide os estados de Goiás e Tocantins  (Arraias e Campos Belos) dizendo que há dias que a água está tendo uma coloração esquisita.


Mas devido às chuvas, não dava para definir o que estava acontecendo. Nesta segunda-feira, 14, devido a água ter voltado ao nível normal, verificou-se que ela está na cor verde-escura.


Ainda de acordo com o denunciante, é como se tivessem adicionando um corante verde no rio. 

Ele disse também que vai procurar a Secretaria de Meio Ambiente municipal de Campos Belos e o Ministério Público para fazer a denúncia. 



Comentário deste blogueiro


Os Ministérios Público de Goiás e Tocantins não podem vacilar. A empresa Mbac, responsável pela extração de minério na região e que tem usado rio como meio de produção, já ultrapassou todos os limites. 


O Estado tem que ser duro e implacável contra essa empresa, que tem se mostrado irresponsável e inconsequente com um dos bens mais preciosos, caros e queridos por todos, que é o Rio Bezerra. 


Não adianta de nada meia duzia de pessoas, incluindo este blogueiro, ficar esbravejando toda vez que há um incidente ambiental e tudo permanecer como antes.


O Poder Público tem que ser mais ativo, sério e zeloso com os nossos recursos naturais. 


Já foi um erro terrível deixar esta empresa estrangeira aportar nesses municípios para sugar as poucas riquezas locais.  E pior, sem consultar os atores mais importantes, que são os moradores. 


Agora que não tem como voltar atrás. 


Resta a dureza da lei contra esta Organização que não tem um pingo de respeito e compromisso com os moradores da região e tão pouco com meio ambiente. 


Até quando nossas comunidade ficarão inertes e impassivas diante dessa invasão desrespeitosa, sem precedentes na região? 

Deixe um comentário