Ministério da Saúde suspende recursos para São Domingos, Cavalcante, Iaciara e Teresina de Goiás


Segundo uma portaria publicada nesta sexta-feira, no Diário Oficial da União, estão suspensos a transferência de recursos financeiros para 1.027 municípios que não cadastraram os serviços de vigilância sanitária no Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde.

Entre eles, 28 do estado de Goiás. Do nordeste goiano, São Domingos, Cavalcante, Iaciara e Teresina de Goiás tiveram os repasses suspensos. 

O motivo é simples: incompetência mesmo. Eles não alimentaram regularmente o Sistema de Informação Ambulatorial. 

De acordo com o texto, fica suspenso o repasse do dinheiro do Componente de Vigilância Sanitária do Bloco de Vigilância em Saúde, da competência dos meses de janeiro a abril de 2014, para Estados e municípios irregulares no monitoramento feito no dia 25 de março.

A portaria entra em vigor nesta sexta com efeitos financeiros retroativos a janeiro deste ano.
O sistema 

O Sistema de Informação Ambulatorial, chamado SIA/SUS, é um sistema do SUS que tem por objetivo transformar os dados ambulatoriais em informações relevantes para subsidiar a tomada de decisões em saúde.



O Sistema foi implantado nacionalmente na década de 90, visando o registro dos atendimentos realizados no âmbito  ambulatorial, por meio do Boletim de Produção Ambulatorial (BPA).



O objetivo é registrar os atendimentos/procedimentos/tratamentos realizados em cada estabelecimento de saúde no âmbito ambulatorial.


Fonte: Ministério da Saúde 

Deixe um comentário