Combinado faz hoje 25 anos. Nasceu de ideais socialistas de Mauros Borges e no formato de “kibutz” israelense
- On:
- 0 comentário
O município de Combinado, sudeste do Tocantins, completa, neste domingo, 1, 25 anos de emancipação política.
A cidade surgiu de projetos para colonização, desenvolvidos pela equipe do então Governador do Estado de Goiás, Mauro Borges Teixeira.
A intenção de Mauro Borges era implantar núcleos em várias regiões do Estado de Goiás, principalmente nas áreas menos desenvolvidas.
O nordeste de Goias foi escolhido, sendo essa a única da região, ainda pertencente ao município de Arraias, para a sua experiência socialista e comunitária.
Sua ideologia de implantação baseou-se no “kibutz” desenvolvido em Israel e através dos Decretos nºs 63 e 64, de 27 de junho de 1962, foi declarada, então, de utilidade pública uma área de 6.500 alqueires, abrangendo as Fazendas Suçuarana e Caatinga, localizada às margens do rio Palmas.
Em 1962, foram instalados setecentos e cinquenta colonos e distribuídos lotes agrícolas para implantarem quatro ruropólis (R-1, R-2, R-3 e R-4).
A combinação dessas ruropólis deu origem ao nome de Combinado.
Como o Golpe Militar de 1964, os projetos dos combinados foram associados, equivocadamente, aos focos de militâncias comunistas, tendo em vista a ideologia cooperativista que nortearam os projetos.
O combinado agro-urbano de Arraias foi duramente atingido em sua linha de implantação, transformando-se, apenas, num distrito de Arraias.
A maioria dos colonos vendeu suas terras, que eram públicas, para particulares atraídos para a região sem nenhuma afinidade com a ideologia inicial de cooperativismo que embasou a implantação do combinado.