Posse (GO) assiste à tradicional e riquíssima “Cavalhadas” da cidade
- On:
- 0 comentário


No último domingo, 8, a cidade Posse (GO), nordeste de Goiás, abriu espaço e alas para uma das mais belas e tradicionais festas do estado, as “Cavalhadas”.
Centenas de pessoas acompanharam os cavaleiros, paramentados em dois grupos – vermelhos e azuis – numa coreografia que relembram as guerras medievais e a aristocracia portuguesa da época.
Os grupos são formados por jovens de Posse, montados em cavalos, muitos deles mascarados, em pelo menos 15 membros de cada lado, que lutam, não um contra o outro, mas em defesa de uma riquíssima tradição, trazida de Portugal ainda no período colonial.
Este tipo de festejo, que celebra a Festa do Divino, era uma tradição em muitas das cidade de Goiás, mas que, aos poucos foram se arrefecendo e se perdendo no tempo. ,
A eleição de um Imperador e uma imperatriz e as homéricas coreografias são uma marcada registrada.
História
Cavalhadas é uma celebração portuguesa tradicional que teve origem nos torneios medievais, onde os aristocratas exibiam em espetáculos públicos a sua destreza e valentia, e frequentemente envolvia temas do período da Reconquista.
Era um “torneio que servia como exercício militar nos intervalos das guerras e onde nobres e guerreiros cultivavam a praxe da galantaria”
Nas cavalhadas, as alcanzias, bolas de barro ocas cheias de flores e cinzas, eram jogadas no campo de batalha.
As cavalhadas recriam os torneios medievais e as batalhas entre cristãos e mouros, algumas vezes com enredo baseado no livro Carlos Magno e Os Doze Pares da França, uma coletânea de histórias fantásticas sobre esse rei.
No Brasil, registam-se desde o século XVII e as cavalhadas acontecem durante a Festa do Divino, nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil.
Fotografia: Marcelo Peregrino






