Garis em Campos Belos estão numa situação desumana, afirma leitora



Quero dividir com você uma preocupação minha sobre os varredores de rua da Cidade de Campos Belos, esses que a maior parte são idosos.


Há tempos que venho observando a condição precária em que eles trabalham. 


Não usam luvas, mascaras, botas… Não usam uniforme, suas roupas estão sempre rasgadas e sujas. 


Os pés estão imundos, em uma havaiana, que na maioria das vezes só tem um pedaço. Fazem todo serviço com as mãos, essas que várias vezes já presenciei serem enfiadas em latões de lixo.

Agindo dessa forma, eles estão vulneráveis a tantas doenças…


Alguns dias atrás os vi, após varrerem ruas, sentados na calçada para lanchar… me cortou o coração


Estavam se alimentando com as mãos tão sujas. Pensei em quantas bactérias estavam ingerindo.


Tentei falar com eles mas não me deram muita moral.


Então pensei: Na prefeitura, com certeza, tem um departamento responsável por eles.


O que estão fazendo que não invertem essa realidade? Isso não pode continuar assim.


Isso é desumano!!!


Já pensei em escrever sobre o assunto nas redes sociais, no entanto acredito que não teria muita repercussão. 


Por isso estou dividindo com você. Se caso você se interessar no assunto e vê que vale a pena por favor publique um texto denunciado a situação que eles se encontram para que dessa forma chegue ate os superiores para eles tomarem as providências necessárias. 


Comentário deste Blogueiro


Muito pertinente e atualizadíssima a sua observação, cara leitora. Não vou identificá-la para evitar possíveis retalhações.


Numa sociedade urbanizada como a nossa, os garis têm uma importância extrema, pois são eles os responsáveis por um trabalho digno, de alto valor para a saúde pública, para o meio ambiente e, obviamente, para o social. 


São eles que fazem o que poucas pessoas na sociedade estão dispostas a fazerem: recolher o lixo que os outros produzem, e pior, que pouco se preocupam com o seu destino. 


Diferentemente do valor dado pelo jornalista Boris Casoy a esses profissionais, tenho que eles, além de receberem bons salários, devem ter toda a atenção do Estado, inclusive na assistência de saúde, seguridade social e no mais importante, equipamentos de segurança necessários de proteção para a realização diária de seu trabalho. 


É hora não apenas da prefeitura de Campos Belos dispensar a atenção devida a esses profissionais, mas também que toda a comunidade reconheça o valor desses homens e mulheres. 


Que comprem a luta deles por maior dignidade, à altura de sua importância. 

Deixe um comentário