Sabatina de governadores em Arraias (TO): hoje será decidida ordem dos candidatos e dita as regras
- On:
- 0 comentário
O presidente do Sindicato Regional dos Educadores do Tocantins (SINTET), Oscar Alves, está hoje em Palmas reunido com os três coordenadores de campanha dos principais candidatos a governadores do estado.
A intenção é divulgar o nome do mediador, a ordem e dia para cada candidato e as regras da sabatina para os candidatos Ataídes Oliveira (Pros), da coligação “Reage Tocantins”; ex-governador Marcelo Miranda (PMDB), da “A Experiência Faz a Mudança”; e o governador Sandoval Cardoso (SD), da “A Mudança que a Gente Vê”.
Eles devem comparecer em Arraias, sudeste do estado, nos dias 9, 10 e 11 de setembro para uma sabatina, onde responderão a perguntas formuladas pelos cidadãos e eleitores.
A sabatina tem como objetivo conhecer o programa de governo dos candidatos, estimular a participação do cidadão no processo eleitoral, contribuindo assim para a construção da democracia.
O evento é uma realização do SINTET- Regional Arraias, em parceria com a Uuniveridade Federal do Tocantins e apoio da câmara de vereadores.
“Os objetivo é descobrir os projetos de governo, que não tem foco em elaboração de políticas públicas.
O Sudeste do Tocantins nunca teve um evento assim. Eles [candidatos] fazem comícios, mas o povo fica alheio aos projetos. É um momento de muita expectativa”, disse o presidente regional do Sintet, Oscar Alves.
Regras da Sabatina
No início de cada sabatina o mediador-SINTET lerá as regras da sabatina e um breve currículo de cada candidato.
Estas informações serão entregues pela assessoria dos candidatos ao coordenador de comunicação do evento, até às 18 horas do dia antecedente ao evento.
O tempo para leitura de cada currículo será de no máximo 02 (dois) minutos.
A sabatina de cada candidato não terá intervalo e terá a duração de até 120 minutos.
Com a seguinte metodologia:
· 10(dez) minutos: apresentação da sabatina;
· 20(vinte) minutos: apresentação do projeto de governo pelo candidato;
· 12(doze) minutos: perguntas de jornalistas;
Serão apresentados 06 (seis) temas: Educação, Esporte, Geração de Emprego e Renda, Saúde, Segurança Pública e Tema livre.
Cada pergunta terá a duração de 01 (um) minuto
Serão sorteados os temas entre os jornalistas/mediador credenciados em ordem sucessiva até a finalização dos temas.
Cada candidato terá 02 (dois) minutos para responder cada pergunta, caso não tenha terminado o raciocínio, o mediador interromperá e caso o candidato prossiga falando, o som do microfone será cortado.
12(doze) minutos: perguntas do publico;
As perguntas do público serão de temas livre e deverão ser encaminhadas à mesa coordenadora da sabatina que analisará a pertinência e as depositará na urna para sorteio.
Serão sorteadas até 12 (doze) perguntas do público.
Cada candidato terá 02 (dois) minutos para responder cada pergunta, caso não tenha terminado o raciocínio, o mediador interromperá e caso o candidato prossiga falando, o som do microfone será cortado.
03(três) minutos: considerações finais do candidato;
05(cinco) minutos: considerações finais da organização.