Pacientes percorrem em média 202 km no Tocantins para tratamentos de alta complexidade
Hospital Geral de Palmas |
Pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Regiões de Influência das Cidades (Regic) 2018, mostra que no Tocantins as pessoas precisam percorrer, em média, 94 km para atendimento de baixa e média complexidade, como consultas médicas e odontológicas, exames clínicos, serviços ortopédicos e radiológicos, fisioterapia e pequenas cirurgias, dentre outros.
Divulgada nesta quinta-feira, 25, a Regic é realizada a cada dez anos. Ela define a hierarquia dos centros urbanos brasileiros e delimita as regiões de influência a eles associados.
No cenário regional, Tocantins é o Estado do Norte com a menor média de deslocamento, para atendimento de baixa e média complexidade. Considerando todo o País, Manaus (AM) é a cidade que recebe pacientes que tiveram que percorrer as maiores distâncias, em média, 418 km.
Em relação ao deslocamento para tratamento de saúde de alta complexidade, Tocantins tem a segunda menor média da região Norte.
Para o gerente de Redes e Fluxos Geográficos do IBGE, Bruno Hidalgo, esses dados da Regic, quando cruzados com outros dos órgãos de saúde, fornecerão informações importantes para o enfrentamento da pandemia.
Dados gerais
Segundo a pesquisa, o Tocantins apresenta, em geral, média de deslocamentos elevada (129 km para todos os temas pesquisados pelo questionário), mas inferior à média dos demais estados da região Norte.
A média das distâncias em cada temática pesquisada no Tocantins responde, em geral, ao seguinte comportamento: nos temas em que as centralidades do interior são capazes de atender, pelo menos em parte, à população residente nas cidades próximas, tais como compra de móveis e eletroeletrônicos e acesso a serviços de saúde de baixa complexidade, as distâncias médias são menores (93 km e 94 km, respectivamente). Para a aquisição de vestuário e calçados, a média foi ligeiramente superior (98 km) por conta da atração que Goiânia (GO) exerce nesta temática.
No tema da atração de moradores de outras cidades para ensino superior, Tocantins apresentou média de 108 km.
Rede urbana
O Tocantins compõe o limite norte da região de influência da metrópole de Goiânia, que abrange quase todas as cidades do estado.
Ainda que esteja quase totalmente na região de influência da metrópole goiana, cidades tocantinenses próximas aos limites estaduais apresentam influência também das metrópoles vizinhas.
Em termos de hierarquias urbanas, a grande maioria das cidades tocantinenses manteve sua classificação em relação à Regic 2007: 93% das cidades não tiveram alteração, indicando estabilidade geral da rede urbana no estado.