São João da Aliança: julgamento em Brasília destaca o crescimento do Cavalo Crioula na Região 8
- On:
- 0 comentário

A evolução dos exemplares da raça Crioula na Região 8 foi evidenciada na pista do Parque de Exposições Granja do Torto, em Brasília/DF.
Reunindo 50 animais ao todo, 42 confirmados e oito na categoria Incentivo, a mostra se destacou com uma oportunidade dos criatórios apresentarem o melhor de seus planteis e também de retornar ao ciclo com mais força rumo à pista de Esteio/RS.
Um exemplo disso é a fêmea que ganhou como Melhor Exemplar da Raça – Garrucha do Morotin, da Agropecuária Santa Amélia, de São João da Aliança/GO – que participou do julgamento morfológico da Expointer 2014.
Responsável pela avaliação, a jurada Cláudia Py, comenta ter percebido a elevação da qualidade dos animais desde a credenciadora que visitou em abril deste ano e o grupo que entrou em pista para definir seus campeões neste sábado (22).
Segundo ela, é uma grande satisfação ver que os criadores da região estão cada vez mais desenvolvendo o seu potencial e, consequentemente, crescendo no cenário de fomento da raça em todo o país.
“A Melhor Exemplar também foi passaporte. É uma égua bem interessante e que representa bem a raça. Quanto aos machos, são animais bem parelhos e que podem tranquilamente usados como pais de cabanhas”, enfatiza.
Apesar do alto nível da exposição, somente oito exemplares poderiam levar as escarapelas mais almejadas. Neste seleto grupo, quem também fez bonito ao puxar a fila foi o garanhão El Choclo da Invernia, da Cabanha Santa Clair, de Brasília/DF, que recebeu a roseta de Grande Campeão. Válida pelo Ciclo 2015, a mostra contou com a supervisão técnica de Romeu Koch.
Agenda crioulista movimentada
Desde a última quinta-feira (20), o parque no Distrito Federal tem sido um ponto de encontro interessante no universo crioulista. Além da exposição morfológica, foi oferecido também um curso com os principais conhecimentos do Freio de Ouro, no qual tanto ginetes profissionais quanto proprietários – focados em correr na modalidade que leva o seu nome – puderam aperfeiçoar suas técnicas.
Entre os pontos altos do evento promovido pela Associação de Criadores de Cavalos Crioulos do Distrito Federal (ACCC) está ainda a realização de uma prova de Campereada (Team Penning).
Texto: Andressa Barbosa/ABCCC